Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Disciplina: Tanatologia: processo de morte e morrer

Código: 40-1507

Carga Horária: 60 (Teórica)

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Concepções teóricas da tanatologia, perspectivas histórico-culturais da morte e perdas e o processo de luto. Profissionais de Saúde diante da morte, dilemas bioéticos e o cuidado integral e humanizado ao paciente e família frente a doença, a morte e o luto.

 

2 OBJETIVO

Desenvolver nos acadêmicos os conhecimentos teóricos, as competências e as habilidades para o cuidado integral e humanizado ao paciente, família, equipe de saúde e comunidade que vivenciam o processo de morrer e morte.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

  • Introdução à Tanatologia
  • Perspectivas histórico-culturais da morte
  • Perdas e o processo do luto
  • A morte em diferentes contextos e em diferentes fases do desenvolvimento
  • Espiritualidade, morte e religião

 

  •  Profissionais de saúde diante da morte
  • Paciente e família diante da doença, da morte e do luto
  • Bioe´tica nos processos de vida e de morte
  • Cuidados Paliativos
  • Comunicação de más notícias - protocolo
  • Morte e doação de órgãos e tecidos
  • Intervenções terapêuticas no processo do luto

 

4 METODOLOGIA

Contextualização e problematização do conteúdo, utilizando-se das metodologias ativas como método de ensino-aprendizagem com o intuito de desenvolver pensamento crítico e raciocínio clínico. 

Na busca pela construção do conhecimento para qualificação do cuidado a população adulta será utilizado: aulas expositivos-dialogadas; estudos extraclasse, discussão de textos científicos, estudos de casos clínicos, atividades em grupo.

As ferramentas ofertadas irão potencializar novas formas de conhecimento aos alunos, com valorização de sua capacidade de ação e pró-atividade, tornando-os protagonistas do seu aprendizado.

A comunicação entre docente e discentes se dará por meio da ferramenta institucional que é o e-mail da URI, evitando o uso do celular via Whatsapp. E-mail: luanaferrao@uricer.edu.br.

Os materiais referentes à disciplina serão disponibilizados no RM Portal.

 

5 AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos.

Destaca-se, a responsabilidade do aluno quanto a sua presença e participação nas discussões em sala de aula para construção do saber desenvolvendo o raciocínio crítico reflexivo. Enfatiza-se que a utilização de mídias digitais (celulares e computadores) ocorrerá somente quando solicitado pelas docentes.

Na avaliação do desempenho nas atividades teóricas serão utilizados provas e trabalhos acadêmicos, que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do acadêmico.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ACADEMIA NACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS (ANCP). Manual de Cuidados Paliativos. 2ª ed. 2012.  Disponível em http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2017/05/Manual-de-cuidados-paliativosANCP.pdf

KOVÁCS, M. J. Morte e existe^ncia humana: caminhos de cuidados e possibilidades de intervenc¸a~o. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.BIFULCO, V. A. Cuidados paliativos: conversas sobre a vida e a morte na saúde. Barueri, SP: Minha Editora, 2016.KÜBLER-ROSS, E. Sobre a Morte e o Morrer. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1969. Disponível em: https://cursosextensao.usp.br/pluginfile.php/48564/mod_resource/content/1/Texto%20base.pdf

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

D’ALESSANDRO, M. P. S. et al. Manual de Cuidados Paliativos. São Paulo: Hospital Sírio Libanês. Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://cuidadospaliativos.org/uploads/2020/12/Manual-Cuidados-Paliativos.pdf

KOVÁCS, M. J. Bioética nas questões da vida e da morte. Psicologia USP, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 115-167, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/d9wcVh7Wm6Xxs3GMWp5ym4y/?lang=pt&format=pdf

REDE NACIONAL DE TANATOLOGIA. Artigos sobre Tanatologia. Disponível em: https://redenacionaldetanatologia.psc.br/artigos-sobre-tanatologia/