Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesÁrea do Conhecimento de Ciências da SaúdeDisciplina: Tanatologia: processo de morte e morrerCódigo: 40-1507Carga Horária: 60 (Teórica)Créditos: 04
1 EMENTA Concepções teóricas da tanatologia, perspectivas histórico-culturais da morte e perdas e o processo de luto. Profissionais de Saúde diante da morte, dilemas bioéticos e o cuidado integral e humanizado ao paciente e família frente a doença, a morte e o luto.
2 OBJETIVO Desenvolver nos acadêmicos os conhecimentos teóricos, as competências e as habilidades para o cuidado integral e humanizado ao paciente, família, equipe de saúde e comunidade que vivenciam o processo de morrer e morte.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES
4 METODOLOGIA Contextualização e problematização do conteúdo, utilizando-se das metodologias ativas como método de ensino-aprendizagem com o intuito de desenvolver pensamento crítico e raciocínio clínico.Na busca pela construção do conhecimento para qualificação do cuidado a população adulta será utilizado: aulas expositivos-dialogadas; estudos extraclasse, discussão de textos científicos, estudos de casos clínicos, atividades em grupo.As ferramentas ofertadas irão potencializar novas formas de conhecimento aos alunos, com valorização de sua capacidade de ação e pró-atividade, tornando-os protagonistas do seu aprendizado.A comunicação entre docente e discentes se dará por meio da ferramenta institucional que é o e-mail da URI, evitando o uso do celular via Whatsapp. E-mail: luanaferrao@uricer.edu.br.Os materiais referentes à disciplina serão disponibilizados no RM Portal.
5 AVALIAÇÃO O processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos.Destaca-se, a responsabilidade do aluno quanto a sua presença e participação nas discussões em sala de aula para construção do saber desenvolvendo o raciocínio crítico reflexivo. Enfatiza-se que a utilização de mídias digitais (celulares e computadores) ocorrerá somente quando solicitado pelas docentes.Na avaliação do desempenho nas atividades teóricas serão utilizados provas e trabalhos acadêmicos, que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do acadêmico.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA ACADEMIA NACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS (ANCP). Manual de Cuidados Paliativos. 2ª ed. 2012. Disponível em http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2017/05/Manual-de-cuidados-paliativosANCP.pdf KOVÁCS, M. J. Morte e existe^ncia humana: caminhos de cuidados e possibilidades de intervenc¸a~o. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.BIFULCO, V. A. Cuidados paliativos: conversas sobre a vida e a morte na saúde. Barueri, SP: Minha Editora, 2016.KÜBLER-ROSS, E. Sobre a Morte e o Morrer. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1969. Disponível em: https://cursosextensao.usp.br/pluginfile.php/48564/mod_resource/content/1/Texto%20base.pdf
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR D’ALESSANDRO, M. P. S. et al. Manual de Cuidados Paliativos. São Paulo: Hospital Sírio Libanês. Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://cuidadospaliativos.org/uploads/2020/12/Manual-Cuidados-Paliativos.pdf KOVÁCS, M. J. Bioética nas questões da vida e da morte. Psicologia USP, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 115-167, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/d9wcVh7Wm6Xxs3GMWp5ym4y/?lang=pt&format=pdf REDE NACIONAL DE TANATOLOGIA. Artigos sobre Tanatologia. Disponível em: https://redenacionaldetanatologia.psc.br/artigos-sobre-tanatologia/
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