Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Disciplina: Atenção Integral à Saúde do Idoso A

Código: 40-1506

Carga Horária: 60 (Teórico: 30) (Prático: 30)

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Sistematização da Assistência de Enfermagem ao idoso nos diferentes contextos da atenção à saúde. Processo de envelhecimento e as múltiplas dimensões. Cuidado integral e humanizado ao idoso e família, com ênfase na promoção do envelhecimento ativo e saudável.

 

2 OBJETIVO

Desenvolver nos acadêmicos os conhecimentos teóricos e práticos, o raciocínio clínico, as competências e habilidades para o cuidado integral e humanizado ao idoso e família, com ênfase na promoção do envelhecimento ativo e saudável.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Fundamentos de Gerontologia e Geriatria e Enfermagem Gerontológica

Transição demográfica e o envelhecimento populacional

Transição epidemiológica e necessidades de assistência à saúde da população idosa

Políticas Públicas à população idosa

Alterações fisiológicas do envelhecimento

Síndromes Geriátricas

Principais agravos na população idosa

Avaliação Geriátrica Ampla 

Violência contra a pessoa idosa

Modalidades da Assistência no Cuidado à população idosa

O envelhecimento e o processo de morrer e morte

Sistematização da Assistência de Enfermagem ao idoso

 

4 METODOLOGIA

Contextualização e problematização do conteúdo, utilizando-se das metodologias ativas como método de ensino-aprendizagem com o intuito de desenvolver pensamento crítico e raciocínio clínico. 

Na busca pela construção do conhecimento para qualificação do cuidado a população adulta será utilizado nas aulas teórico-práticas: aulas expositivos-dialogadas; estudos extraclasse, discussão de textos científicos, estudos de casos clínicos, atividades em grupo; simulação realística em laboratório.

As aulas teórico-práticas contarão com atividades que envolvem planejamento, gestão, supervisão e execução de rotinas e procedimentos técnicos exclusivos do enfermeiro; discussões das vivências nos cenários de práticas, com vistas à promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde do idoso e de sua família.

As ferramentas ofertadas irão potencializar novas formas de conhecimento aos alunos, com valorização de sua capacidade de ação e pró-atividade, tornando-os protagonistas do seu aprendizado.

A comunicação entre docente e discentes se dará por meio da ferramenta institucional que é o e-mail da URI, evitando o uso do celular via Whatsapp. 

Os materiais referentes à disciplina serão disponibilizados no RM Portal. 

 

5 AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos.

Destaca-se, a responsabilidade do aluno quanto a sua presença e participação nas discussões em sala de aula para construção do saber desenvolvendo o raciocínio crítico reflexivo. Enfatiza-se que a utilização de mídias digitais (celulares e computadores) ocorrerá somente quando solicitado pelas docentes.

Na avaliação teórico-prática serão utilizados provas, trabalhos e o desempenho das competências e habilidades. 

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL. Ministério da Saúde. Orientações técnicas para a implementação de Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa no Sistema Único de Saúde – SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/linha_cuidado_atencao_pessoa_idosa.pdf

ELIOPOULOS, C. Enfermagem gerontológica. 9 ed. Porto Alegre: Artmed, 2019. 

FREITAS, E. V. de. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

MENDES, T. A. B. Geriatria e Gerontologia. Barueri: Manole, 2014.

NUNES, M. I.; SANTOS, M. dos.; FERRETTI, R. E. de L. Enfermagem em geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

  

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Ministério da Saúde. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 192 p. (Cadernos de atenção básica, 19). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/abcad19.pdf

KANE, R. L. et al. Fundamentos de Geriatria Clínica. 7 ed. Porto Alegre: AMGH, 2015. 

FREITAS, E. V. de. Manual prático de Geriatria. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 

GARCIA, T. R. Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE). Porto Alegre: Artmed, 2020.

HERDMAN, T. Heather. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I. Porto Alegre: Artmed, 2020.