Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Disciplina: Projeto Integrador em Enfermagem na Comunidade V

Código: 40-1505

Carga Horária: 30 extensão (Prática: 30)

Créditos: 02

 

1 EMENTA

Compreende a articulação de conteúdos estudados no IX e X semestres com atividades de extensão na comunidade, atuando de forma multidisciplinar e interdisciplinar com problematização das vivências teórico-práticas inovadoras e empreendedoras.

 

2 OBJETIVO

Produzir uma proposta de extensão, a partir das necessidades da comunidade, discutindo e refletindo os conhecimentos construídos.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Processo para construção de projetos de extensão;

Busca em Base de dados.

Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos.

Estruturação de resumo expandido

 

4 METODOLOGIA

A metodologia das aulas vai ao encontro da metodologia ativa Project Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projetos), no qual o discente protagoniza seu processo de ensino aprendizagem e o professor atua como facilitador. O acadêmico irá desenvolver a escrita de um projeto de extensão, estruturar uma didática para o diagnóstico situacional e aplicar da proposta construída, de acordo com a demanda apresentada pela comunidade. Divulgação das atividades realizadas com registro e comprovação das mesmas. Suporte metodológico e base de conhecimentos para a promoção da extensão.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação se dará de forma contínua e processual, sendo qualitativa e quantitativa, nas atividades propostas e na apresentação dos trabalhos, conforme - Instrumento de Avaliação pré-estabelecido. Equivalerá a qualificação dos projetos, apresentação da intervenção e divulgação da intervenção para a comunidade e produção de artigo para publicação.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARROS, Alba Lucia B. Anamnese e exame físico: avaliação diagnóstica de Enfermagem no adulto. 2. Ed. São Paulo: Artmed, 2011.

KURCGANT, Paulina (coord). Administração em Enfermagem. São Paulo: EPU, 1991.

BRASIL. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violência sexual contra mulheres e adolescentes: norma técnica. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRAGA, Cristiane Giffoni; SILVA, José Vitor da (Org.). Teorias de enfermagem. São Paulo: Iátria, 2011.

BORK, Anna Margherita Toldi. Enfermagem baseada em evidências. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

KAWAMOTO, Emília Emi; SANTOS, Maria Cristina Honório; MATTOSA, Thalita Maira de. Enfermagem comunitária. São Paulo: E.P.U, 2009.

MALAGUTTI, William. CAETANO, Karen Cardoso. Gestão do serviço de enfermagem no mundo globalizado. Rio de Janeiro: Rubio, 2009.

MORTON, Patrícia Gonce [et al]. Cuidados críticos de enfermagem: uma abordagem holística. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.