Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Disciplina: Projeto Integrador em Enfermagem na Comunidade IV

Código: 40-1504

Carga Horária: 60 extensão (Teórica: 30) (Prática: 30)

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Compreende a articulação de conteúdos estudados no VII e VIII semestres com atividades de extensão na comunidade, atuando de forma multidisciplinar e interdisciplinar com problematização das vivencias teórico prática inovadoras e empreendedoras.

 

2 OBJETIVO

Produzir uma proposta de extensão, a partir das necessidades da comunidade, discutindo e refletindo os conhecimentos construídos.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Construção do saber-fazer-refletir na Enfermagem, relacionando a teoria com a prática;

Teorias de Enfermagem.

Processo para construção de projetos de extensão;

Busca em Base de dados.

Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos.

Estruturação de artigo

 

4 METODOLOGIA

A metodologia das aulas vai ao encontro da metodologia ativa Project Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projetos), no qual o discente protagoniza seu processo de ensino aprendizagem e o professor atua como facilitador. O acadêmico irá desenvolver a escrita de um projeto de extensão, estruturar uma didática para o diagnóstico situacional e aplicar da proposta construída, de acordo com a demanda apresentada pela comunidade. Divulgação das atividades realizadas com registro e comprovação das mesmas. Suporte metodológico e base de conhecimentos para a promoção da extensão.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação se dará de forma contínua e processual, sendo qualitativa e quantitativa, nas atividades propostas e na apresentação dos trabalhos, conforme - Instrumento de Avaliação pré-estabelecido. Equivalerá a qualificação dos projetos, apresentação da intervenção e divulgação da intervenção para a comunidade e produção de artigo para publicação.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL. Ministério da Saúde. Educação Permanente em Saúde: um movimento instituinte de novas práticas no Ministério da Saúde: Agenda 2014. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

MARQUIS, Bessie L.; HUSTON, Carol Jorgensen. Administração e liderança em enfermagem: teoria e aplicação. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

RICCI, Susan Scott. Enfermagem materno-neonatal e saúde da mulher. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 2008.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALMEIDA, F.A e SABATÉS, A.L. (Org.). Enfermagem pediátrica: a criança, o adolescente e sua família no hospital. Barueri: Manole, 2008.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edição 70, 2016.

BRAGA, Cristiane Giffoni; SILVA, José Vitor da (org.). Teorias de Enfermagem. São Paulo: Iátria, 2001.

CHEREGATTI, Aline Laurenti; AMORIM, Carolina Padrão (Org.). Enfermagem em unidade de terapia intensiva. 2. ed. São Paulo: Martinari, 2011.

SILVA, Maria Júlia Paes da. Comunicação tem remédio: a comunicação nas relações interpessoais em saúde. 8. ed. São Paulo: Gente, 2011.