Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Disciplina: Projeto Integrador em Enfermagem na Comunidade III

Código: 40-1500

Carga Horária: 60 extensão (Teórica: 30) (Prática: 30)     Créditos: 04

 

1 EMENTA

Compreende a articulação de conteúdos estudados no V e VI semestres com atividades de extensão na comunidade, atuando de forma multidisciplinar e interdisciplinar com problematização das vivências teórico-práticas inovadoras e empreendedoras.

 

2 OBJETIVO

Produzir uma proposta de extensão, a partir das necessidades da comunidade, discutindo e refletindo os conhecimentos construídos.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Construção do saber-fazer-refletir na Enfermagem, relacionando a teoria com a prática;

Teorias de Enfermagem.

Processo para construção de projetos de extensão;

Busca em Base de dados.

Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos.

Estruturação de resumo expandido

 

4 METODOLOGIA

A metodologia das aulas vai ao encontro da metodologia ativa Project Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projetos), no qual o discente protagoniza seu processo de ensino aprendizagem e o professor atua como facilitador. O acadêmico irá desenvolver a escrita de um projeto de extensão, estruturar uma didática para o diagnóstico situacional e aplicar da proposta construída, de acordo com a demanda apresentada pela comunidade. Divulgação das atividades realizadas com registro e comprovação das mesmas. Suporte metodológico e base de conhecimentos para a promoção da extensão.

 

 5 AVALIAÇÃO

A avaliação se dará de forma contínua e processual, sendo qualitativa e quantitativa, nas atividades propostas e na apresentação dos trabalhos, conforme - Instrumento de Avaliação pré-estabelecido. Equivalerá a qualificação dos projetos, apresentação da intervenção e divulgação da intervenção para a comunidade.

   

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALMEIRA, M. A. et al. Processo de enfermagem na prática clínica: estudo clínicos baseados na prática do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre: Artmed, 2011.

PELLICO, L. H. Enfermagem Médico-Cirúrgica. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

SOUSA, Gastão Wagner DE (ORG.). Tratado de saúde coletiva. org. São Paulo: Hucitec, 2012.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DUARTE, Yeda Aparecida de Oliveira; DIOGO, Maria José D'Elboux. Atendimento domiciliar: um enfoque gerontológico. São Paulo: Atheneu, 2000.

DURKEIN, Emile. As regras do método sociológico. São Paulo: Abril Cultural, 2014.

FISCHBACH, Frances Talaska. Manual de enfermagem: exames laboratoriais e diagnósticos. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

HARTZ, Zulmira Maria de A; SILVA, Ligia Maria V. da (org.). Avaliação em Saúde: dos modelos teóricos à prática na avaliação de programas e sistemas de saúde. Salvador: EDUFBA, 2008.

MENDES, T. A. B. Geriatria e Gerontologia. Barueri: Manole, 2014.