Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Disciplina: Enfermagem em Tecnologia Diagnóstica I

Código: 40-1499

Carga Horária: 60 horas (Teórica: 30) (Prática: 30)

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Tecnologias em diagnóstico por imagem e exames laboratoriais. Sistematização da Assistência em Enfermagem em unidades de diagnóstico. Gerenciamento de equipes de enfermagem em diagnóstico por imagem. Assistência de enfermagem no preparo, acompanhamento e pós-exames em unidades clínicas, hospitais, ambulatórios e unidades básicas de saúde. Práticas de interpretação de Exames correlacionados à clínica em laboratório de imagem.

 

2 OBJETIVOS

Conhecer as tecnologias em diagnóstico por imagem e exames laboratoriais como campo da atuação do enfermeiro e identificar a importância da sistematização da assistência de enfermagem no preparo do paciente para o exame, acompanhamento, interpretação prática voltada a enfermagem e pós-exames.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES:

Tecnologias Diagnósticas de imagem, métodos gráficos e laboratoriais;

Sistematização da Assistência de Enfermagem no preparo, acompanhamento pós exames;

Interpretação Assistência de Enfermagem nas alterações do hemograma;

Provas laboratoriais da função hepática;

Provas laboratoriais da função renal e bioquímica da urina;

Provas laboratoriais e imagem nas alterações cardíacas;

Marcadores laboratoriais de inflamação e nas doenças autoimunes;

Tecnologias Diagnósticas de imagem, métodos gráficos Exames neurológicos

Gasometria arterial e estudo eletrolítico;

Interpretação clínica das alterações endócrino/metabólicas: diabetes, dislipidemias, hormônios tireoidianos, hormônios femininos e masculinos de interesse na Enfermagem;

Parasitológico de fezes;

Interpretação e análise de exames culturais, sorológicos, citológicos, genéticos e patológicos;

Interpretação e análise de exames em hemoterapia e doenças hematológicas.

 

4 METODOLOGIA:

Atividades de ensino com a utilização de material didático e interativo, utilizando as metodologias ativas. Dinâmicas de grupo, pesquisa bibliográfica, seminários, leituras, discussões de artigos, vídeos, simulações realísticas e atividades integradas em laboratório prático.

 

5 AVALIAÇÃO:

O Processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos. Serão utilizados diversos dispositivos que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do estudante, ao longo do curso, permitindo acompanhar o desenvolvimento de competências.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

DA SILVA, Paulo Henrique; ALVES, Hemerson B.; COMAR, Samuel R.; et al. Hematologia Laboratorial. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2015. E-book. 9788582712603. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br

GUIMARÃES, Deocleciano Torrieri. Dicionário de termos médicos, enfermagem e de radiologia. 2.ed. São Paulo: Rideel, 2008.

SQUIRE, Lucy Frank; NOVELLINE, Robert A. Fundamentos de radiologia. 4. ed. Porto Alegre: Artes Medicas, 1992.

BABAIANTZ, L.; CARDIS, F. Saber interpretar a radiologia pleuropulmonar. São Paulo: Organização Andrei Ed., 1975.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

HOFFBRAND, A. Victor; MOSS, Paul A. H. Fundamentos em hematologia de Hoffbrand. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018. 371 P. ISBN 9788582714508.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde. Departamento de Ciência e Tecnologia. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

FISCHBACH, Frances Talaska. Manual de enfermagem: exames laboratoriais e diagnósticos. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

FRÉJAVILLE, J.P.; KAMOUN, P. Manual de exames de laboratório: 500 exames, indicação, técnica, interpretação, diagnóstico. São Paulo: Atheneu, 1989.

LIMA, A. Oliveira, et al. Métodos de laboratório aplicados à clínica: técnica e interpretação. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992.

HILTON, Saskia von Waldenburg; EDWARDS, David K.; ARAÚJO, Cláudia Lúcia Caetano de; AZEVEDO, Maria de Fátima (Trad.). Radiologia pediátrica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996.