Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Disciplina: Atenção Integral à Saúde do Adulto IIIA

Código: 40-1498

Carga Horária: 90 (Teórico: 60) (Prático: 30)

Créditos: 06

 

1 EMENTA

Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória do adulto em situação cirúrgica, nos diferentes contextos da atenção à saúde. Cuidado integral e humanizado, com ênfase na segurança do paciente cirúrgico e família.


2 OBJETIVO

Desenvolver nos acadêmicos os conhecimentos teóricos e práticos, o raciocínio clínico, as competências e habilidades para o cuidado integral e humanizado ao adulto em situação cirúrgica, com ênfase na segurança do paciente e família.


3 CONTEÚDOS CURRICULARES

  • Centro Cirúrgico:
  • Evolução histórica da cirurgia
  • Estrutura física do Centro Cirúrgico 
  • Recursos Humanos do Centro Cirúrgico
  • Nomenclatura Cirúrgica 
  • Classificação das cirurgias
  • Prevenção e Controle de Infecção de Sítio Cirúrgico
  • Segurança do paciente cirúrgico
  • Anestesia e analgesia
  • Posicionamento cirúrgico do paciente

 

  • Sala de Recuperação Pós-Anestésica: 
  • Aspectos organizacionais da Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA)
  • Recursos humanos da Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA)
  • Processo de cuidar no período de recuperação pós-anestésica
  • Desconfortos na recuperação pós-anestésica
  • Período de recuperação pós-anestésica dos pacientes submetidos aos principais procedimentos cirúrgicos
  • Alta para a unidade de destino

 

  • Centro de Material e Esterilização: 
  • Aspectos organizacionais do Centro de Material e Esterilização
  • Recursos humanos no Centro de Material e Esterilização
  • Processamento de Produtos para a Saúde (PPS) 

 

  • Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP) 
  • Período Perioperatório: Pré-operatório, Transoperatório e Pós-operatório 
  • Humanização da assistência ao paciente cirúrgico e família

 

4 METODOLOGIA

Contextualização e problematização do conteúdo, utilizando-se das metodologias ativas como método de ensino-aprendizagem com o intuito de desenvolver pensamento crítico e raciocínio clínico. 

Na busca pela construção do conhecimento para qualificação do cuidado a população adulta será utilizado nas aulas teórico-práticas: aulas expositivos-dialogadas; estudos extraclasse, discussão de textos científicos, estudos de casos clínicos, atividades em grupo.

As aulas teórico-práticas contarão com atividades que envolvem planejamento, gestão, supervisão e execução de rotinas e procedimentos técnicos exclusivos do enfermeiro; discussões das vivências nos cenários de práticas, com vistas à promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde do paciente cirúrgico e de sua família.

As ferramentas ofertadas irão potencializar novas formas de conhecimento aos alunos, com valorização de sua capacidade de ação e pró-atividade, tornando-os protagonistas do seu aprendizado.

A comunicação entre docentes e discentes se dará por meio da ferramenta institucional que é o e-mail da URI, evitando o uso do celular via Whatsapp.

Os materiais referentes à disciplina serão disponibilizados no RM Portal. 


5 AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos.

Destaca-se, a responsabilidade do aluno quanto a sua presença e participação nas discussões em sala de aula para construção do saber desenvolvendo o raciocínio crítico reflexivo. Enfatiza-se que a utilização de mídias digitais (celulares e computadores) ocorrerá somente quando solicitado pelas docentes.

Na avaliação teórico-prática serão utilizados provas, trabalhos e o desempenho das competências e habilidades. 


6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

HINKLE, J. L. Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica - 14. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020.

PELLICO, L. H. Enfermagem Médico-Cirúrgica. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. 

ROTHROCK, J. C. Alexander: cuidados de enfermagem ao paciente cirúrgico. 16. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENFERMEIROS DE CENTRO CIRÚRGICO, RECUPERAÇÃO

ANESTÉSICA E CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO. Práticas recomendadas SOBECC. 8. ed. São Paulo: SOBECC, 2021.


7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARVALHO, R. de. Enfermagem em Centro Cirúrgico e Recuperação Anestésica. Barueri: Manole, 2015.

CARVALHO, R. de. Enfermagem em Centro de Material, Biossegurança e Bioética. Barueri: Manole, 2015.

HERDMAN, T. Heather. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I. Porto Alegre: Artmed, 2020.