Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Disciplina: Atenção Integral a Saúde do Adulto IIA

Código: 40-1497

Carga Horária: 90 (Teórica: 60) (Prática: 30)

Créditos: 06

 

1 EMENTA

Sistematização da Assistência de Enfermagem a partir da avaliação clínica do indivíduo adulto em condições de saúde agudas e crônicas, nos diferentes contextos da atenção à saúde das atividades teórico-práticas. Cuidado integral e humanizado, com ênfase na segurança do paciente, família e comunidade. 


2 OBJETIVO

Desenvolver nos acadêmicos os conhecimentos teóricos e práticos, o raciocínio clínico, as competências e habilidades para o cuidado integral e humanizado das condições de saúde agudas e crônicas no adulto, com ênfase na segurança do paciente, família e comunidade. 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

  • Sistema Cardiovascular
  • Infecção e inflamação do coração: pericardite, miocardite e endocardite Miocardiopatias: dilatada e hipertrófica
  • Doença Vascular Periférica: doença arterial periférica e doença venosa Crise hipertensiva
  • Insuficiência Cardíaca

 

  • Sistema Respiratório 
  • Pneumonia 
  • Derrame Pleural 

 

  • Sistema Renal
  • Lesão Renal Aguda
  • Doença Renal Crônica 

 

  • Sistema Nervoso
  • Convulsões
  • Síndrome de Guillain-Barré
  • Miastenia Gravis

 

  • Sistema Gastrointestinal
  • Gastrite, úlcera péptica
  • Obstrução intestinal, peritonite
  • Distúrbios hepáticos: cirrose 
  • Distúrbios do pâncreas: pancreatite

 

  • Sistema Endócrino
  • Distúrbios Tireóideos: hipotireodismo, hipertireodismo

 

4 METODOLOGIA

Contextualização e problematização do conteúdo, utilizando-se das metodologias ativas como método de ensino-aprendizagem com o intuito de desenvolver pensamento crítico e raciocínio clínico. 

Na busca pela construção do conhecimento para qualificação do cuidado a população adulta será utilizado nas aulas teórico-práticas: aulas expositivos-dialogadas; estudos extraclasse, discussão de textos científicos, estudos de casos clínicos, atividades em grupo; simulação realística em laboratório.

As aulas teórico-práticas contarão com atividades que envolvem planejamento, gestão, supervisão e execução de rotinas e procedimentos técnicos exclusivos do enfermeiro; discussões das vivências nos cenários de práticas, com vistas à promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde do paciente e de sua família.

As ferramentas ofertadas irão potencializar novas formas de conhecimento aos alunos, com valorização de sua capacidade de ação e pró-atividade, tornando-os protagonistas do seu aprendizado.

A comunicação entre docentes e discentes se dará por meio da ferramenta institucional que é o e-mail da URI, evitando o uso do celular via Whatsapp.

Os materiais referentes à disciplina serão disponibilizados no RM Portal. 

 

5 AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos.

Destaca-se, a responsabilidade do aluno quanto a sua presença e participação nas discussões em sala de aula para construção do saber desenvolvendo o raciocínio crítico reflexivo. Enfatiza-se que a utilização de mídias digitais (celulares e computadores) ocorrerá somente quando solicitado pelas docentes.

Na avaliação teórico-prática serão utilizados provas, trabalhos e o desempenho das competências e habilidades. 


6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

HINKLE, J. L. Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica - 14. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020.

KAWAMOTO, E. E. Anatomia e fisiologia para enfermagem. 1 . ed. - Rio de Janeiro:

Guanabara Koogan, 2018.

MORTON, P. G.; FONTAINE, D. K.  Cuidados críticos de enfermagem: uma abordagem holística - 11. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.

NORRIS, T. L. Porth fisiopatologia. - 10. ed. - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2021.

MURAKAM, B. M.; SANTOS,  E. R. Enfermagem em Terapia Intensiva. 2º ed. Barueri, SP: Manole, 2017.


7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

HALL, John E. Guyton & Hall: tratado de fisiologia médica. 14. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.

HERDMAN, T. Heather. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I. Porto Alegre: Artmed, 2020.

BARROS, A. L. B. L. de. Anamnese e Exame Físico: Avaliação Diagnóstica de Enfermagem no Adulto. 4ª ed. Artmed, 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Segurança do Paciente. Disponível:https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/pnsp/materiais-de-apoio