Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Disciplina: Atenção Integral à Saúde do Adulto IA

Código: 40-1496

Carga Horária: 60 (Teórica)

Créditos: 04


1 EMENTA

Sistematização da Assistência de Enfermagem no adulto com doenças crônicas e doenças transmissíveis nos diferentes contextos da atenção à saúde. Prevenção de infecções por microorganismos multirresistentes em serviços de saúde. Cuidado integral e humanizado, com ênfase na segurança do paciente, família e comunidade. 

 

2 OBJETIVO

Desenvolver o raciocínio clínico e competência para o cuidado integral, seguro e humanizado ao adulto com doenças crônicas, doenças transmissíveis e, a prevenção de infecções por microorganismos multirresistentes em serviços de saúde, considerando a família e a comunidade.


3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Doenças Crônicas não Transmissíveis

Hipertensão Arterial Sistêmica

Diabetes Mellitus

Asma 

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Insuficiência Respiratória

Neoplasias

Doenças Transmissíveis

Doenças reemergentes  

Herpes-Zóster

Tétano 

Hepatites B/C 

AIDS, HIV

Tuberculose

Meningites 

 

Prevenção de infecções por microorganismos multirresistentes em serviços de saúde

Transmissão dos microrganismos multirresistentes  e resistência antimicrobiana.

Infecções Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) 

Medidas de precaução e tipos de isolamentos 

 

4 METODOLOGIA

Contextualização e problematização do conteúdo, utilizando-se das metodologias ativas como método de ensino-aprendizagem com o intuito de desenvolver pensamento crítico e raciocínio clínico. 

Na busca pela construção do conhecimento para qualificação do cuidado a população adulta será utilizado: aulas expositivos-dialogadas; estudos extraclasse, discussão de textos científicos, estudos de casos clínicos, atividades em grupo; simulação realística em laboratório.

As ferramentas ofertadas irão potencializar novas formas de conhecimento aos alunos, com valorização de sua capacidade de ação e pró-atividade, tornando-os protagonistas do seu aprendizado.

Atividade interdisciplinar: construir um roteiro de entrevista para consulta de enfermagem baseando-se no Caderno de Atenção Básica número 37 e aplicar na família acompanhada embasando-se ainda na CIPESC e Teoria das Necessidades Humanas Básicas a ser realizada na prática da disciplina de Saúde Coletiva I.

A comunicação entre docentes e discentes se dará por meio da ferramenta institucional que é o e-mail da URI, evitando o uso do celular via Whatsapp.

Os materiais referentes à disciplina serão disponibilizados no RM Portal. 

 

5 AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos.

Destaca-se, a responsabilidade do aluno quanto a sua presença e participação nas discussões em sala de aula para construção do saber desenvolvendo o raciocínio crítico reflexivo. Enfatiza-se que a utilização de mídias digitais (celulares e computadores) ocorrerá somente quando solicitado pelas docentes.

Na avaliação do desempenho nas atividades teóricas serão utilizados provas e trabalhos acadêmicos, que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do acadêmico.


6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/biblioteca/index/MQ==/NQ==

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Vigilância em Saúde. 3ª. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. 

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Prevenção de infecções por microrganismos multirresistentes em serviços de saúde. Brasília: Anvisa, 2021. Disponível: https://pncq.org.br/wp-content/uploads/2021/03/manual-prevencao-de-multirresistentes7.pdf

HINKLE, J. L. Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica - 14. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020.

NORRIS, T. L. Porth fisiopatologia. - 10. ed. - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2021.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BONITA, R. Epidemiologia básica - 2.ed. - São Paulo, Santos. 2010. 213p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT. Disponível: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/pcdt

GARCIA, T. R. Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE). Porto Alegre: Artmed, 2020.

HERDMAN, T. Heather. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I. Porto Alegre: Artmed, 2020.

MORTON, P. G.; FONTAINE, D. K.  Cuidados críticos de enfermagem: uma abordagem holística - 11. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.