Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Disciplina: Projeto Integrador em Enfermagem na Comunidade II

Código: 40-1495

Carga Horária: 60 extensão (Teórica: 30) (Prática: 30)

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Compreende a articulação de conteúdos estudados no III e IV semestres com atividades de extensão na comunidade, atuando de forma multidisciplinar e interdisciplinar com problematização das vivências teórico-práticas inovadoras e empreendedoras.

 

2 OBJETIVO

Produzir uma proposta de extensão, a partir das necessidades da comunidade, discutindo e refletindo os conhecimentos construídos.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Conceitos para a construção de uma proposta de intervenção.

Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos.

Tipos de relatórios de extensão

Estruturação de material áudio visual

 

4 METODOLOGIA

A metodologia das aulas vai ao encontro da metodologia ativa Project Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projetos), no qual o discente protagoniza seu processo de ensino aprendizagem e o professor atua como facilitador. O acadêmico irá desenvolver a escrita de uma proposta de extensão e estruturar uma didática para aplicar, de acordo com a demanda apresentada pela comunidade. Divulgação da intervenção, junto à comunidade, utilizando mídias sociais e recursos audiovisuais no intuito de fomentar o trabalho realizado, fortalecendo a Enfermagem enquanto ciência.

 

 5 AVALIAÇÃO

A avaliação se dará de forma contínua e processual, sendo qualitativa e quantitativa, nas atividades propostas e na apresentação dos trabalhos, conforme - Instrumento de Avaliação pré-estabelecido. Equivalerá a qualificação da proposta, apresentação da intervenção e divulgação da intervenção para a comunidade.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

JOHNSON, M. et al. Ligações NANDA - NOC - NIC: condições clínicas, suporte ao raciocínio e assistência de qualidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

PEREIRA, Maurício Gomes. Epidemiologia: teoria e prática. Rio e Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. PERRY, Anne. G;

POTTER, Patrícia. A. Guia completo de procedimentos e competências de enfermagem. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRUNTON, Laurence L.; JOHN S. LAZO, KEITH L. PARK, Goodman & Gilman: manual de farmacologia e terapêutica. Artmed, 2010.

COTRAN, Ramzi S.; ROBBINS, Stanley L; KUMAR, Vinay. Robbins patologia estrutural e funcional. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

MELMAN, Jonas. Família e doença mental: repensando a relação entre profissionais de saúde e seus familiares. 2. ed. São Paulo: Escrituras, 2006.

RODRIGUES, P. C. Bioestatística. 3. ed. Niterói: EDUFF, 2002.

TAVARES, Walter; MARINHO, Luiz Alberto Carneiro (Coord.). Rotinas de diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas e parasitárias. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2015.