Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Área do Conhecimento de Ciências Biológicas

Disciplina: Microbiologia e Imunologia para as Ciências da Saúde

Código: 20-854

Carga Horária: 30 horas (Teórica: 15) (Prática: 15)

Créditos: 02

 

EMENTA

Introdução à Microbiologia. Classificação dos microrganismos. Estrutura celular, morfologia, citologia, fisiologia e genética da célula procariótica. Controle do crescimento dos microrganismos. Microbiota normal do corpo humano. Principais características de vírus e fungos. Principais doenças infecciosas humanas. Identificação de microrganismos. Introdução à Imunidade e ao Sistema Imune Inespecífico. Imunógenos e Imunizações. Imunoglobulinas. O sistema complemento. Sistema de resposta Imune e sua regulação. Mecanismos Imunológicos de dano tissular. Métodos laboratoriais.

 

OBJETIVOS

Objetivo geral

Proporcionar ao aluno conhecimento dos principais microrganismos de importância para as Ciências da Saúde. Conhecer os mecanismos imunológicos normais do ser humano e suas interações com o ambiente, notadamente com microrganismos patogênicos.

 

Objetivos específicos

Proporcionar a obtenção de conhecimentos na área de microbiologia através do estudo da morfologia, fisiologia, patogenicidade, identificação e formas de controle dos microrganismos.

Propiciar conhecimento de fungos de importância para os acadêmicos de Ciências daSaúde.

Promover o conhecimento do processo infeccioso e a resistência do organismo.

Espera-se que ao final do semestre os alunos estejam aptos às seguintes habilidades e competências: conhecer os principais microrganismos associados às doenças humanas, de modo que desenvolvam o conhecimento para a compreensão de ações profiláticas e de controle das doenças, visando a integridade da saúde da população.

Espera-se que ao final do semestre que os alunos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

Conhecer e correlacionar os componentes celulares, teciduais e moleculares do sistema imune, com suas principais funções biológicas.

Classificar os tecidos e órgãos linfoides.

Compreender os princípios das respostas imunes adaptativas e inatas. Caracterizar os antígenos e as imunoglobulinas.

Conhecer e compreender o sistema complemento e sua ativação.

Compreender a resposta imune adaptativa, incluindo o reconhecimento antigênico, o desenvolvimento e a função dos receptores, a ativação dos linfócitos e a interação antígeno- anticorpo e outros mecanismos efetores.

Conhecer e compreender os processos de hipersensibilidade e autoimunidade e seus efeitos biológicos.

Entender o fundamento dos ensaios imunológicos utilizados do diagnóstico laboratorial

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Normas de biossegurança no laboratório de Microbiologia. Introdução à Microbiologia.

Classificação dos microrganismos.

Célula procariótica: estrutura, morfologia, citologia, fisiologia, genética, metabolismo, nutrição, curva de crescimento microbiano e identificação.

Controle do crescimento dos microrganismos: métodos físicos e químicos. Microbiota normal do corpo humano.

Relação parasito-hospedeiro e patogenicidade. Antimicrobianos: mecanismos de ação e resistência.

Principais bactérias causadoras de infecções humanas. Características gerais dos fungos.

Principais micoses humanas. Características gerais dos vírus. Replicação e patogênese viral.

 

Imunologia

Conceito, histórico, importância; Imunidade inata;

Imunidade adquirida

 

Composição sanguínea

Origem das células sanguíneas; Leucócitos: classificação e funções; Linfócitos T e B;

Fagocitose.

 

Órgãos e tecidos linfóides

Órgãos e tecidos linfóides primários e secundários; Definições e diferenças;

O timo e a medula óssea: localização e função; A maturação dos linfócitos T e B;

A linfa e os órgãos linfóides secundários: localização e função.

 

Infecção, resistência e virulência

Definições;

Exemplos de virulência;

Mecanismos externos de defesa do organismo; Mecanismos internos de defesa do organismo;

Mediadores celulares do sistema imune; Fatores solúveis que mediam a resposta imune;

Respostas fisiológicas complexas: febre e inflamação.

Imunoglobulinas: classes, características, semelhanças e diferenças, funções;

Estrutura molecular do monômero de Ig, isótipos, alótipos e idiótipos;

Isótipos, alótipos e idiótipos;

Resposta primária e secundária, memória imunológica.

 

Hipersensibilidade

Conceito e classificação;

Hipersensibilidade tipos I, II, III e IV; características e exemplos de casos.

 

Tolerância imunológica

Conceito, importância;

Noções de vias de tolerância: aborto clonal, deleção clonal, energia clonal e supressão;

Doenças autoimunes.

 

Imunodeficiências

Congênitas

Adquiridas

 

Imunoproteção

Ativa: natural e artificial Passiva: natural e artificial

Exemplos de vacinas e programa nacional de imunizações (PNI).

 

Reações antígeno-anticorpo “in vitro”

Introdução, conceitos;

Aplicação clínica e execução prática dos testes imunológicos básicos: aglutinação, precipitação, turbidimetria, fixação do complemento e imunofluorescência, enzimaimunoensaio (ELISA).

 

 

 

Parte prática

Procedimento de diluição em série; técnica de obtenção e diferenciação de soro e plasma; testes de aglutinação, precipitação, imunocromatografia e outros métodos imunológicos com reagentes marcados.

 

METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas dialogadas com a utilização de recursos audiovisuais, apresentação de seminários, análise e discussão de casos clínicos. Aulas práticas no laboratório de Microbiologia, com identificação de microrganismos e microscopia. Aulas teóricas expositivas e dialogadas com uso de mídia digital. Resolução e discussão de casos clínicos. Estudos dirigidos de doenças e seminários. Aulas práticas em grupos no respectivo laboratório. Integração dos conteúdos e práticas com a clínica interdisciplinar mantendo o foco no desenvolvimento do raciocínio clínico. Utilização dos recursos de algumas práticas indicadas nas metodologias ativas, dentre elas o uso de aplicativos móveis, como método de ensino aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada através de questões objetivas e discursivas em provas teórico-práticas; análise de casos clínicos, seminários de artigos científicos, participação nas aulas práticas e nas atividades propostas. Frequência, participação, trabalhos orais e escritos, provas teóricas e práticas no respectivo laboratório. Serão realizados avaliações, individuais ou coletivas, visando acompanhar o aprendizado dos alunos em termos de conhecimentos teóricos, habilidades e competências desenvolvidas ao longo da disciplina. Dentre estas atividades poderão ser incluídas provas, estudos de caso, seminários, relatórios, estudos dirigidos, análise de artigos científicos, entre outras.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BURTON, Gwendolyn, R.W.; ENGELKIRK, Paul G. Microbiologia para as ciências da saúde. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

LEVINSON, Warren. Microbiologia médica e imunologia. 13. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. TORTORA, Gerard J.; FUNKE, Berdell R; CASE, Christine L. Microbiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

DOAN, Thao et al. Imunologia ilustrada. Porto Alegre: Artmed, 2008. 344 p.

FORTE, Wilma Carvalho Neves. Imunologia: do básico ao aplicado. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

TORTORA, Gerard J.; FUNKE, Berdell R; CASE, Christine L. Microbiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

ROITT, Ivan M; BROSTOFF, Jonathan; MALE, David. Imunologia. 6. ed. São Paulo: Manole, 2003.

VAZ, Adelaide; TAKEI, Kioko; BUENO, Ednéia Casagranda. Imunoensaios: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BLACK, Jacquelyn G. Microbiologia: fundamentos e perspectivas. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

BROOKS, Geo F. (Coord.). Microbiologia médica de Jawetz, Melnick e Adelberg. 25. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012.

JAWETZ, Ernest; MELNICK, Joseph L; ADELBERG, Edward A. Microbiologia médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

KONEMAN, Elmer W. Diagnóstico microbiológico: texto e atlas colorido. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

MURRAY, Patrick R. et al. Microbiologia médica: com 602 ilustrações, 535 coloridas. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

ABBAS, Abul K; LICHTMAN, Andrew H; PILLAI, Shiv. Imunologia celular e molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.

JANEWAY, Charles. Imunobiologia: o sistema imunológico na saúde e na doença. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

LEVINSON, Warren. Microbiologia médica e imunologia. 13. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.