Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Disciplina:  Saúde Ambiental

Código: 20-852

Carga Horária Total: 30 horas

Créditos: 02 créditos

 

1  EMENTA

Conceituação de saúde ambiental, saneamento e influência do ambiente na vida humana. Ecologia, biodiversidade e política mundial; população e meio ambiente; saneamento do meio ambiente; destino do lixo e dos dejetos; medidas de controles dos vetores e roedores e a relação destes fatores no processo saúde doença.

 

2  OBJETIVOS

Promover o conhecimento e reflexão da estrutura dinâmica da saúde ambiental e suas relações com o processo saúde/doença. Noções básicas de ecologia e meio ambiente, buscando reconhecer os principais riscos relacionados à manipulação de resíduos nas unidades de saúde. Águas residuárias e sistemas de esgotos sanitários. A questão dos resíduos sólidos na saúde ambiental.

 

 3  CONTEÚDOS CURRICULARES

1 – Conceituação de saúde ambiental, saneamento e influência do ambiente na vida humana:

- A questão da água na saúde ambiental;

- A água no planeta Terra;

- Sistemas de abastecimento de água;

- Qualidade, tratamento da água.

 

 2 – Águas residuárias e sistemas de esgotos sanitários:

  - Tipos de esgotos;

  - Instalações sanitárias;

  - Tipos de tratamento de esgoto.

 

3 – A questão dos resíduos sólidos na saúde ambiental:

- Principais componentes do sistema de limpeza pública;

- Resíduos urbanos e industriais;

- Formas de acondicionamento, coleta e transporte de resíduos;

- Disposição final de resíduos urbanos e industriais;

- Controle de pragas e vetores urbanos: medidas eficazes de controle sanitário;

- Quadro resumo das principais doenças transmitidas;

- Resíduos de serviços de saúde (RSS);

- Classificação dos RSS;

- Determinações legais para RSS;

- Gerenciamento de RSS;

- Qualidade ambiental – instrumentos de avaliação e controle.

 

4  METODOLOGIA

Atividades de ensino com a utilização das metodologias ativas. Dinâmicas de grupo, seminários, leituras e discussões de artigos e vídeos. Utilização de sala virtual ou laboratório de informática. Participação de fóruns e eventos.

 

5  AVALIAÇÃO

O Processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos. Serão utilizados diversos dispositivos que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do estudante, ao longo do curso, permitindo acompanhar o desenvolvimento de competências.

 

6  BIBLIOGRAFIA BÁSICA

COUTO, Renato Camargos, [et al.]. Infecção hospitalar e outras complicações não- infecciosas da doença: epidemiologia, controle e tratamento. Rio e Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

MEDRONHO, Roberto [et al.]. Epidemiologia. São Paulo: Atheneu, 2009.

PEREIRA, Maurício Gomes. Epidemiologia: teoria e prática. Rio e Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Vasconcelos, Eymard Mourão. Educação popular e a atenção à saúde da família / Eymard Mourão Vasconcelos; colaboração de Eduardo Mourão Vasconcelos, Gastão Wagner de Souza Campos, Joao Batista Libaneo et al.- São Paulo: Hucitec, 2001.

Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. SUS: avanços e desafios

Conselho Nacional de Secretários de Saúde. - Brasília: CONASS, 2006.

Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Para entender a gestão do SUS / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. - Brasília: CONASS, 2007.