Plano de Ensino

Engenharia de Alimentos

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: MICROBIOLOGIA APLICADA A ALIMENTOS

Código:20-567

Carga Horária: 80h

Créditos: 04

 

EMENTA

Importância dos micro-organismos nos alimentos. Morfologia, nutrição, crescimento e metabolismo microbiano. Isolamento, manutenção e identificação de microrganismos. Microrganismos indicadores e patogênicos. Fatores intrínsecos e extrínsecos que controlam o desenvolvimento microbiano. Alterações químicas causadas por microrganismos. Quantificação de microrganismos. Conservação de alimentos. Microrganismos de importância industrial.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades específicas acerca da identificação, manutenção, controle de microrganismos. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Promover o desenvolvimento da autonomia do aluno no que tange o estudo, a interpretação e a compreensão, discussão e solução de problemas;

- Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares;

93- Promover a cooperação no estudo em grupo, concentração, atenção e respeito ao grupo nas aulas;

- Estudar a morfologia, estrutura, nutrição, isolamento e conservação de bactérias e fungos;

- Apresentar formas e identificação, quantificação de microrganismos e elaboração de laudos de análise;

- Aprender técnicas de controle microbiano;

- Discutir a importância de microrganismos na produção de alimentos fermentados.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1 – IMPORTÂNCIA DOS MICRORGANISMOS NOS ALIMENTOS

Histórico; Fontes de contaminação; Causas de alterações em alimentos; Microrganismos de interesse.

TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 1.

 

UNIDADE DE ENSINO 2 – MORFOLOGIA, NUTRIÇÃO E CRESCIMENTO, METABOLISMO MICROBIANO

Trabalhar com morfologia e estrutura bacteriana e fúngica; nutrição e crescimento microbiano; processos respiratórios e fermentativos, desenvolvendo as competências para o cultivo de microrganismos.

Atividade Prática: Coloração de Gram. Estruturas fúngicas. Meios de Cultivo.

TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 2.

 

UNIDADE DE ENSINO 3 – ISOLAMENTO, CONSERVAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO

Trabalhar com métodos de isolamento, conservação e identificação de microrganismos, desenvolvendo as competências para isolar, identificar e manter os microrganismos.

Atividade Prática: Isolamento de microrganismos.

TDE 03 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 3.

 

UNIDADE DE ENSINO 4 – MICRORGANISMOS INDICADORES E PATOGÊNICOS

Microrganismos indicadores de contaminação de alimentos e microrganismos patogênicos em alimentos.

TDE 04 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 4.

 

UNIDADE DE ENSINO 5 – FATORES INTRÍNSECOS E EXTRÍNSECOS

Atividade de água; Acidez (pH); Potencial de Oxi-redução; Composição química; Fatores antimicrobianos naturais; Interações entre microrganismos; Temperatura; Umidade relativa; Composição gasosa; Obstáculos de Leistner.

TDE 05 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 5.

 

UNIDADE DE ENSINO 6 – ALTERAÇÕES QUÍMICAS CAUSADAS POR MICRORGANISMOS

Alterações em carboidratos, proteínas e lipídios; Modificações em carne, leite, frutas e hortaliças, cereais, ovos e seus respetivos derivados.

TDE 06 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 6.

 

UNIDADE DE ENSINO 7 – QUANTIFICAÇÃO DE MICRORGANISMOS

Métodos de quantificação de microrganismos: Plaqueamento e contagem, determinação do Número Mais Provável, contagem microscópica direta, quantificação por densidade ótica. Planos de amostragem.

Atividade Prática: Quantificação de bactérias totais mesófilas, psicrófilas e termófilas; Bolores e leveduras; coliformes totais e fecais; Staphylococcus aureus; Clostridios sulfito redutores; Salmonella sp.

Atividade Prática: Elaboração de laudos de análise de alimentos.

TDE 07 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 7.

 

UNIDADE DE ENSINO 8 – CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS

Estudar noções sobre mecanismos de ação dos antimicrobianos; padrão e taxa de morte de microrganismos; Ação de agentes físicos e químicos no controle de microrganismos.

Atividade prática: Teste com antimicrobianos.

TDE 08 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 8.

 

UNIDADE DE ENSINO 9 – MICRORGANISMOS DE INTERESSE INDUSTRIAL

Relacionar microrganismos e processos de obtenção de alimentos fermentados e assim desenvolver competências para aplicar os microrganismos na obtenção de destes.

TDE 09 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 9.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos. A contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, envolvendo resolução de exercícios e trabalho interdisciplinar. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 10 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

95FRANCO, B. D. G. M.; LANDGRAF, M. Microbiologia dos alimentos. São Paulo: Atheneu, 2013. 182 p.

JAY, J. M. Microbiologia de alimentos. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 711 p.

SILVA, N.; JUNQUEIRA, V.C.A.; SILVEIRA, N.F.A. Manual de métodos de análise microbiológica de alimentos e água. 5. ed. São Paulo: Blucher, 2017. 535 p.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

FORSYTHE, S. J. Microbiologia da segurança dos alimentos. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 607 p.

TORTORA, G.J.; FUNKE, B.; CASE, C.L. Microbiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. xxx, 934 p.

TRABULSI, L.R.; ALTERTHUM, F. (Coord.). Microbiologia. 5. ed. São Paulo: Atheneu, 2008. 760 p.

MADIGAN, M.T.; MARTINKO, J.M; PARKER, J. Microbiologia de Brock. 10. ed. São Paulo: Pearson Education, 2010. 622 p.

VERMELHO, A.B. et al. Práticas de Microbiologia. [Minha Biblioteca].

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527735575/cfi/6/38!/4@0:0

SALVATIERRA, C.M. Microbiologia Aspectos Morfológicos, Bioquímicos e Metodológicos. [Minha Biblioteca]. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536530567/cfi/10!/4/4@0.00:0.00