Nutrição realiza ações para marcar o Dia Mundial da Alimentação

Nutrição

Página do Curso

Nutrição realiza ações para marcar o Dia Mundial da Alimentação | | URI Câmpus de Erechim

Nutrição realiza ações para marcar o Dia Mundial da Alimentação

23/10/2019 - 1695 exibições

   


No dia 16 de outubro foi comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Neste ano, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) foi “nossas ações representam nosso futuro: dietas saudáveis para um mundo fome zero”.

Para marcar essa data, o Curso de Nutrição da URI realizou diversas atividades naquela semana, tendo como objetivo a promoção, a prevenção da saúde e a qualidade de vida.

Na Secretaria Municipal de Saúde, os estagiários de Nutrição Coletiva realizaram atividades de educação alimentar e nutricional, com palestras educativas sobre aproveitamento integral dos alimentos, uso de cascas, folhas e talos, chamando a atenção para a redução de resíduos no lixo. Também realizaram atividades práticas, ensinando a fazer receitas onde se podem aproveitar esses ingredientes. Além disso, foi distribuído um receituário para elaborar as receitas em casa.

Na Fundação Hospitalar Santa Terezinha, os estagiários Eduarda Schinaider e Vinícius de Mores Lazari, realizaram uma atividade com o tema "Alimentação Cardioprotetora" baseada nas cores da bandeira do Brasil, com a legenda verde para consumo diário, amarelo para consumo moderado, azul, menos alimentos do grupo, e vermelho para serem evitados. Esta iniciativa foi baseada no material disponibilizado pelo Ministério da Saúde "Alimentação Cardioprotetora".

No Hospital de Caridade, as alunas Eliza Lando e Eduarda Schinaider, realizaram orientações nutricionais para os colaboradores em conjunto com as nutricionistas do HCE, onde expuseram cartazes divulgando a importância da segurança alimentar na cantina e distribuíram receitas sobre aproveitamento integral de alimentos.

Nos restaurantes industriais, foi realizado orientações para alimentação saudável, identificando estes alimentos e suas porções, visando o princípio da qualidade e quantidade adequada para uma vida saudável. A acadêmica Milena Daiana Domingues, que realizou a atividade, relata que a alimentação incorreta é um dos principais fatores para o desencadeamento de doenças crônicas não transmissíveis como cardiovasculares, diabetes e câncer. Com isso, é de grande importância a prática da educação nutricional junto à população pois, muitas vezes, as pessoas não seguem uma alimentação correta por não terem o conhecimento adequado. “Com essa atividade, tive a oportunidade de repassar o conhecimento adquirido no decorrer da graduação para os comensais da unidade de estágio”, concluiu Milena.