URI promove encontro de educação continuada para agentes de saúde

Nutrição

Página do Curso

URI promove encontro de educação continuada para agentes de saúde | | URI Câmpus de Erechim

URI promove encontro de educação continuada para agentes de saúde

08/10/2019 - 2063 exibições

   


A URI Erechim, através do Curso de Medicina, promoveu na segunda-feira, 7, um curso de educação continuada para profissionais da rede de saúde pública de Erechim. A iniciativa também marcou o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, comemorado na sexta-feira, 4 de outubro.

As atividades tiveram início no Anfiteatro e foram abertas com uma atividade cultural com o Coral da Escola de Educação Básica da URI. Em seguida, a professora do Curso de Direito, Giana Lisa Zanardo Sartori, fez uma abordagem ética e jurídica na temática transgênero. Ainda pela manhã, o professor Samuel Salvi Romero analisou o trabalho em equipe na rede de atenção à saúde. O Curso de Educação Física também ministrou uma atividade física aos participantes, assim como o Curso de Odontologia, através do coordenador Antônio Augusto Iponema Costa realizou uma palestra sobre ética profissional.

À tarde, as atividades foram realizadas no Salão de Eventos através de uma gincana comemorativa organizada pelo Curso de Fisioterapia.

O curso de educação continuada tem como instituições parceiras a prefeitura municipal de Erechim, através da Secretaria Municipal de Saúde, e a URI Erechim, através dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia. O projeto atende o plano de contrapartida do Curso de Medicina, à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do Sistema Único de Saúde.

A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.

Os objetivos são o de fomentar, incentivar e facilitar a formação permanente e continuada dos profissionais de saúde da rede municipal e regional de atenção integral à saúde; buscar a melhoria do processo ensino-aprendizagem, dos cenários de práticas no SUS e da qualidade da assistência à população; e oportunizar a ampliação dos conhecimentos, habilidades e técnicas inerentes à área da atenção integral à saúde.