Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho será nesta sexta

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho será nesta sexta | | URI Câmpus de Erechim

Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho será nesta sexta

24/09/2019 - 2052 exibições

   


Será realizado nesta sexta-feira, 27, na URI, o XIII Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho, que tem como tema “Juventude em ação contra a mudança global do Clima”. O Fórum é um espaço de discussão pública, onde é possível analisar problemas e trocar ideias frente a um tema de interesse comum.

O Fórum é um evento promovido pelo Departamento de Ciências Biológicas (Residência Pedagógica, Programa de Iniciação à Docência - PIBID, Graduação e Pós-Graduação), com o apoio do Coletivo Educador do Alto Uruguai Gaúcho (URI, 15ª Coordenadoria Regional de Educação, 11ª Coordenadoria Regional de Saúde e Conseme da AMAU, PATRAN, entre outros), Escola de Educação Básica e Curso de Enfermagem da URI.

O Evento, destinado a jovens de 14 a 29 anos, teve a sua primeira edição no ano de 2012 e se constitui num espaço de estudo e reflexão sobre temas socioambientais de importância local e global, buscando fazer parte de um processo pedagógico, que traz a dimensão política da questão ambiental para os debates realizados nas escolas e comunidades, na construção coletiva de conhecimento e no empenho para a resolução de problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos jovens e adolescentes. Têm por objetivo fortalecer a participação da juventude na implementação da Política Nacional de Educação Ambiental e incentivá-la a contribuir nas soluções sobre as questões socioambientais.

O XIII Fórum, que acontece durante todo o dia, faz parte da programação mundial voltada ao enfrentamento da mudança do clima, através da Semana do Clima, realizada de 20 a 27 de setembro. A mudança do clima mostra-se como um dos desafios mais significativos e complexos da atualidade. Em função das ameaças aos sistemas naturais e humanos, o tema deve merecer cada vez mais atenção das esferas política e científica nacional e internacional, das escolas, bem como da mídia.

Os jovens participantes do Fórum estão se mobilizando na divulgação do evento. Confira aqui.