Dieta vegetariana é tema de encontro do Curso de Nutrição

Nutrição

Página do Curso

Dieta vegetariana é tema de encontro do Curso de Nutrição | | URI Câmpus de Erechim

Dieta vegetariana é tema de encontro do Curso de Nutrição

16/07/2019 - 766 exibições

   


O assunto foi abordado pela nutricionista Aline Tamises Marthendal de Lima às acadêmicas do 7º semestre do Curso de Nutrição da URI Erechim, dentro da disciplina de Terapias Alternativas e Complementares em Nutrição, ministrada pela professora Gabriela Zemolin, e que trata da Nutrição e Vegetarianismo.

Além de falar da origem do vegetarianismo, Aline, que é personal diet e especialista em Nutrição Esportiva e Vegetariana, apresentou os motivos pelos quais os indivíduos buscam esta prática alimentar, destacando a saúde, a ética e o direito dos animais. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (IBOPE, 2018) quase 30 milhões de brasileiros se declaram vegetarianos na busca por uma alimentação mais saudável, sustentável e ética.

Portanto, disse a convidada, o desafio do nutricionista frente a esta realidade, é de buscar embasamento científico para adequar a dieta dos indivíduos que optam por esta alimentação. Para Aline, a dieta vegetariana bem planejada, como qualquer dieta deve ser, é segura e pode ser adotada em qualquer ciclo da vida, inclusive na infância, na gestação e lactação, na terceira idade e por atletas. Ela destacou ainda que a dieta pode ser utilizada com benefícios à saúde, especialmente na prevenção e no tratamento de diversas doenças crônicas não transmissíveis.