Leitura e interpretações estatísticas foi tema de mais uma formação geral para o ENADE

Nutrição

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Leitura e interpretações estatísticas foi tema de mais uma formação geral para o ENADE | | URI Câmpus de Erechim

Leitura e interpretações estatísticas foi tema de mais uma formação geral para o ENADE

04/06/2019 - 1610 exibições

   


Cumprindo o cronograma de encontros de estudo em preparação ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da URI Erechim, em conjunto com a Direção Acadêmica e Coordenadores de Cursos, organizou a palestra “Leitura e interpretações estatísticas (gráficos, tabelas, quadros)”.

No Câmpus I, a palestra foi proferida no dia 29 de maio, pelo Professor Claodomir Antonio Martinazzo, no turno da manhã, para os acadêmicos dos Cursos de Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia, e à noite, para os acadêmicos dos Cursos de Nutrição e Educação Física Bacharelado.

O professor Claodomir apresentou as principais estatísticas que frequentemente estiveram presentes nas provas do ENADE dos últimos quatro anos. Explanou todas as questões que envolveram, de alguma forma, a estatística, seja análise de gráficos, tabelas, cálculos de média, porcentagem, correlação e testes de hipóteses. Foi abordada também a forma de analisar as proposições, as curvas dos gráficos, a forma de calcular e a lógica de algumas questões, além de uma breve revisão sobre medidas de tendência central, de variabilidade e inferência estatística (testes de hipóteses e correlação linear simples). Em geral, cada prova do ENADE apresenta, no mínimo, três questões que enfocam a necessidade de saber estatística.

No Câmpus II, a palestra foi ministrada pelo Professor Paulo Sérgio Gomes da Rocha e ocorreu no dia 28 de maio para os acadêmicos do Curso de Agronomia. O professor desenvolveu a atividade em dois momentos. No primeiro aplicou um teste envolvendo questões do ENADE de anos anteriores envolvendo a estatística abordando assuntos como delineamento experimental, comparação de médias (Tukey e Duncan), interpretação de gráficos e dados apresentados em tabelas. A segunda atividade consistiu na resolução das questões.