Língua Portuguesa é tema de encontro para formação ao ENADE

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Língua Portuguesa é tema de encontro para formação ao ENADE | | URI Câmpus de Erechim

Língua Portuguesa é tema de encontro para formação ao ENADE

02/04/2019 - 1837 exibições

   


Dando continuidade às palestras que visam a retomar os conceitos da parte geral do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), a Comissão Própria de Avaliação (CPA), a Direção Acadêmica e os coordenadores dos Cursos que farão a prova neste ano, ofereceram aos acadêmicos uma oportunidade de retomar noções de Leitura Interpretativa e Compreensiva, bem como a análise do modelo de questões formuladas pelo INEP/MEC, em anos anteriores. A palestra foi proferida pela professora Elcemina Lucia Balvedi Pagliosa, doutora em Linguística Aplicada, com uma linha especialmente voltada ao estudo do texto.

O encontro aconteceu em dois momentos. No dia 26 de março, no período da manhã, participaram os acadêmicos de Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Agronomia. Já no dia seguinte, 27, no turno da noite, se fizeram presentes os Cursos de Odontologia, Educação Física - Bacharelado e Nutrição.

Segundo a professora Lúcia, na análise feita dos resultados do ENADE, de anos anteriores, faz-se a constatação da dificuldade em ler, interpretar e compreender as questões dadas. Isso se dá, muitas vezes, pela superficialidade da leitura, outras vezes pela extensão das questões, que requerem atenção e volta permanente aos textos que ilustram os conteúdos. Disse ainda que considera as questões do exame muito bem formuladas, requerendo, no entanto, foco na leitura e comprometimento com os resultados.

Reiterou ainda, que se a exemplo do que já faz um consórcio de empresas, liderado pela IBM, que passou a exigir dos candidatos a emprego, a sua pontuação no SAT - uma prova assemelhada ao ENEM e ao ENADE, as nossas empresas, especialmente as grandes e prestigiosas, como diz o jornalista Moura Castro, começassem a levar em conta os resultados dessas provas, teríamos uma solução para a qualidade do conhecimento e a seriedade dos que prestam essas provas. Ninguém mais estaria apenas cumprindo carnê. E o momento de mudar pode ser este.