Apresentada análise do Diagnóstico de Criminalidade e Violência de Erechim em 2018

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Apresentada análise do Diagnóstico de Criminalidade e Violência de Erechim em 2018 | | URI Câmpus de Erechim

Apresentada análise do Diagnóstico de Criminalidade e Violência de Erechim em 2018

01/03/2019 - 1318 exibições

   


A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social do Município de Erechim, juntamente com a URI Erechim (Universidade Regional Integrada), através do Laboratório de Geoprocessamento, apresentou na quarta-feira, 27 de fevereiro, os dados relativos ao diagnóstico de criminalidade, violência e outras ocorrências no município de Erechim. Desde 2012, a Universidade vem realizando esse trabalho através de acordo com as entidades de segurança do município.

As informações foram reveladas durante encontro que teve lugar no 13° Batalhão de Polícia Militar (BPM). O encontro contou com a presença do Comandante da Brigada Militar, Ten. Cel. Carlos Augusto da Cruz Soares; o Major Wilson Leri Cecconello; o Tenente Marcos Cesar Deggerone; além de outros servidores da Prefeitura.

O levantamento de dados está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, tendo como supervisora Adriana Beatriz Canova, conjuntamente com o laboratório da Universidade, tendo como coordenador o professor Vanderlei Decian, juntamente com a técnica Franciele Rosset de Quadros e a estagiária Gabriela Scariot Vanelli.

O trabalho tem como objetivo o mapeamento geográfico e análise das ocorrências de criminalidade, violência e outras ocorrências, na forma de estruturação de um banco de dados contínuo que permite a avaliação e adoção de estratégias visando a melhoria da segurança pública no município.

Os dados são provenientes dos Boletins de Ocorrências registrados junto ao 13° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Erechim, que ocorrem no meio rural e urbano do município. Foi salientado pelos envolvidos no projeto a importância da manutenção deste banco de dados como forma de aprimoramento de estratégias de policiamento e inteligência junto aos órgãos de Segurança Pública.

O professor Vanderlei Decian, da URI Erechim, salientou a importância da continuidade do projeto, bem como da parceria entre os órgãos públicos de segurança e a Universidade na análise de melhores alternativas para a capacitação dos envolvidos no processo de segurança pública.