Estudo desenvolvido por professor revela importância dos sistemas fluviais no clima | | URI Câmpus de Erechim

Estudo desenvolvido por professor revela importância dos sistemas fluviais no clima

10/01/2019 - 1476 exibições

   


Os resultados de um estudo de cooperação internacional envolvendo o professor Luiz Hepp, do Curso de Ciências Biológicas e do Mestrado em Ecologia da URI, foram publicados na última edição da revista Science Advances.

O estudo descobriu que fatores climáticos, como temperatura e umidade, influenciam as taxas de ciclagem de carbono em ecossistemas aquáticos e matas ripárias. A ciclagem de carbono é fundamental para o funcionamento de ecossistemas em diversas escalas espaciais, desde cadeias tróficas locais até o clima global. O estudo foi coordenado pelo professor Scott Tiegs, da Oakland University, em Michigan, USA, e contou com a participação de 153 pesquisadores de 40 países.

Segundo o professor Luiz, “este estudo tem uma contribuição científica direta, uma vez que demonstra que os pequenos rios têm uma relevância muito grande para a qualidade de vida no planeta. A transformação de matéria orgânica que ocorre em um sistema fluvial (rio e mata ciliar) influencia o ciclo do carbono, o qual tem papel importante nos inúmeros serviços ecossistêmicos que são prestados pela natureza ao homem. Desta forma, a manutenção da mata ciliar é fundamental para a qualidade ambiental. Outra contribuição deste estudo é que demonstra a qualidade da URI na geração de conhecimento e formação de recursos humanos, uma vez que os estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Mestrado em Ecologia têm inúmeras possibilidades de participação em projetos, a nível nacional e internacional, qualificando sua formação profissional e preparando-se para o mercado de trabalho”, aponta o professor.

O artigo “Global patterns and drivers of ecosystem functioning in rivers and riparian zones” está disponível na íntegra no endereço http://advances.sciencemag.org/content/5/1/eaav0486.

O Curso de Mestrado em Ecologia terá um processo seletivo complementar no próximo dia 18 de fevereiro. Maiores informações podem ser obtidas em www.uricer.edu.br/ecologia.