URI Erechim

Área de Graduação

Educação Física conclui treinamentos de basquetebol em cadeira de rodas | | URI Câmpus de Erechim

Educação Física conclui treinamentos de basquetebol em cadeira de rodas

02/01/2024 - 187 exibições

   


O Curso de Educação Física da URI encerrou em meados de dezembro as atividades desenvolvidas no projeto de extensão “ Educação Física e o Paradesporto”, que contemplou oficinas de basquete em cadeira de rodas.



A atividade de basquete em cadeira de rodas (BCR) é desenvolvida pelo professor Bruno Felipe Assoni Faleiro e busca estimular o gosto pelo basquetebol, desenvolver a melhora do condicionamento físico dos participantes, melhora da técnica e tática, estimulando a socialização, a autonomia, entre tantos outros aspectos.



A oficina é desenvolvida em parceria com a ADAU/Erechim e conta com 17 participantes com deficiência física apaixonados pelo basquete em cadeira de rodas. Este projeto está no seu oitavo ano e possibilita a integração do ensino, pesquisa e extensão, pois há estagiários dos Cursos de Psicologia, Nutrição e Educação Física, bolsistas de iniciação científica nas áreas de nutrição e educação física que, no segundo semestre, contou com a participação de uma turma do curso aplicando sessões de treinamento para o grupo.  



A URI, por meio dos projetos desenvolvidos pelos seus cursos, está tendo um olhar voltado para a comunidade, promovendo o ensino de qualidade, possibilitando aos acadêmicos essa interação e integração com as diferentes realidades e estimulando o conhecimento científico. 



Para a professora Alessandra Dalla Rosa da Veiga, “esses projetos permitem aos acadêmicos momentos diferenciados na sua formação”. Para a bolsista Ionara Mattia, “a participação no grupo de BCR tem sido uma experiência incrível. A equipe representa superação e inclusão, e o papel como bolsista vai além dos treinos, envolvendo aprendizado e colaboração. A dinâmica do basquete sobre rodas ensina sobre trabalho em equipe, solidariedade e respeito à diversidade. Essa experiência enriquece minha perspectiva e contribui para o meu crescimento profissional e pessoal.”



O projeto desenvolvido pela URI almeja novos desafios para 2024, como amistosos com outras equipes do Sul do Brasil e a participação de novos integrantes buscando trazer novos adeptos a este esporte.