DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: PESQUISA EM EDUCAÇÃO Código: 70-925 Carga Horária: 30H Número De Créditos: 02
1. EMENTA: A prática da pesquisa e a formação do pesquisador. Função social da pesquisa. Tipos e características da pesquisa. A pesquisa como princípio educativo. Instrumentalização metodológica. Projeto de pesquisa. Relatório de pesquisa. Pesquisa no contexto escolar e a prática de projetos de trabalho interdisciplinares.
2. OBJETIVOS: Despertar no aluno o espírito e atitudes científicas; analisar a função social da pesquisa como descoberta e criação; distinguir as etapas lógicas do processo de pesquisa; conhecer os aspectos básicos da metodologia de pesquisa; elaborar projetos de pesquisa; saber executar e sistematizar os mesmos, revelando domínio nas normas básicas.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: 3.1 A EVOLUÇÃO DA PESQUISA NA UNIVERSIDADE 3.2 A tríplice missão universitária: ensino, pesquisa e extensão 3.3 A pesquisa como descoberta e criação 3.4 A função social da pesquisa 3.5 A pesquisa como princípio educativo 3.6 NOÇÕES GERAIS SOBRE PESQUISA 3.7 Tipos de pesquisa. 3.8 Elaboração de projeto e relatório de pesquisa 3.9 O trabalho de campo como descoberta e criação 3.10 Considerações éticas no desenvolvimento da pesquisa 3.11 PESQUISA NO CONTEXTO ESCOLAR 3.12 A pesquisa como metodologia do trabalho docente 3.13 A Interdisciplinaridade por meio da pesquisa 3.14 Pesquisa e projetos de trabalho
4. METODOLOGIA: A disciplina será desenvolvida a partir de exposição dialogada, trabalhos em grupos e individuais, pesquisas, debates e seminários para apresentação de trabalhos. A referida metodologia tem por finalidade desenvolver a reflexão, a problematização do mundo vivido, e o despertar da curiosidade epistemológica alicerçada nos métodos da ciência.
5. AVALIAÇÃO: A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades no comportamento metodológico e científico para a construção da pesquisa. Será realizada através de elaboração e apresentação de projeto e relatório de pesquisa.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2013. PADUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013. AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: passos práticos para a produção de trabalhos acadêmicos. 13. ed. São Paulo: Hagnos, 2012.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 6.ed Campinas, SP, Autores Associados, 2003. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010. SANTOS FILHO, José Camilo (Org.). Projeto educativo escolar. Petrópolis: Vozes, 2012. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. ARAUJO, Doracina Aparecida de Castro; ARAUJO, Elson Luiz de (Org.). Concepções e trajetórias de pesquisas em educação. Curitiba, PR: CRV, c2010. |