Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Oficina de Experiência Docente A

Código: 40-716

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

 

1 EMENTA

Experiências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da docência em atletismo e ginástica sob orientação e supervisão docente. Prática pedagógica compreendendo atividades de observação, planejamentos didáticos, experiências de ensino e reflexão da ação pedagógica.

 

 

2 OBJETIVOS

  • Auxiliar no processo formativo do estudante e na sensibilização para as atividades didático-pedagógicas a partir da articulação de conhecimentos pedagógicos de conteúdos específicos do atletismo e ginástica;
  • Realizar estudos individuais relacionados aos conteúdos de atletismo e ginástica a fim de contribuir para o planejamento e resolução de situações problemas das experiências de ensino.
  • Vivenciar experiências de ensino em atletismo e ginástica mobilizando conhecimentos, competências e habilidades para o exercício da docência estabelecendo a relação teórico pratica;

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Unidade 1 - Experiências de Ensino de Atletismo:

1.1. Observação e reflexão de situações contextualizadas de ensino do atletismo;

1.2. Resolução de situações-problema características do cotidiano docente no ensino de conteúdos específicos do atletismo;

1.3. Planejamento didático de conteúdos do atletismo;

1.4. Estudos individuais aplicados ao atletismo.

 

Unidade 2 - Experiências de Ensino de Ginástica:

2.1. Observação e reflexão de situações contextualizadas de ensino de ginástica;

2.2. Resolução de situações-problema características do cotidiano docente no ensino de conteúdos específicos da ginástica;

2.3. Planejamento didático de conteúdos da ginástica;

2.4. Estudos individuais aplicados à ginástica.

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através experiências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da docência, aulas expositivas-dialogadas, estudos individuais, pontos de encontro de orientação e discussão pedagógicas, seminários e outros.

 

 

5. AVALIAÇÃO:

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de prática docente, relatórios de experiências de ensino, planejamentos didáticos, bem como na participação dos pontos de encontro de orientação e discussão pedagógica.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AEBLI, H. Prática de Ensino: formas fundamentais de ensino elementar, médio e superior. São Paulo: EPU, 1982.

DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

ROSE J. R. D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CALAIS-GERMAIN, B. Anatomia para o movimento: introdução à análise das técnicas corporais. São Paulo: Manole, 2002.

COSTA, M.G. Ginástica localizada. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

FERNANDES, J. L. Atletismo: saltos. São Paulo: EPU, 2003.

FERNANDES, J. L. Atletismo: corridas. São Paulo: EPU, 2003.

FERNANDES, J. L. Atletismo: lançamentos (e arremessos). São Paulo: EPU, 2003.