DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Introdução à Educação Física Código: 40-237 Carga Horária: 30h Número de Créditos: 02
1 EMENTA Educação Física: Disciplina acadêmica, profissão e área de estudo. Abordagens descritiva e prescritiva da profissionalização. Formação inicial e continuada. Princípios norteadores e estrutura curricular do curso de Educação Física da URI.
2 OBJETIVOS 2.1 OBJETIVO GERAL - Introduzir o estudante no curso de Educação Física, especialmente nas discussões sobre o objeto de estudo da Educação Física. - Esclarecer as esferas de estudo acadêmico e de prática profissional em Educação Física. - Distinguir os processos de profissionalização e desprofissionalização da Educação Física, identificando as facilidades e dificuldades enfrentadas pela área. - Dominar conhecimentos sobre características e perspectivas de intervenção no mercado de trabalho, selecionando possibilidades de carreira profissional na área. - Familiarizar o estudante aos modelos de formação inicial e continuada em Educação Física. - Esclarecer os princípios norteadores e a estrutura curricular do curso de Educação Física da URI.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES
Unidade 3.1 Introdução à Educação Física: 1.1 Objeto de estudo e campos de análise; 1.2 Esferas de estudo acadêmico da Educação Física; 1.3 Esferas de prática profissional em Educação Física.
Unidade 3.2 Profissionalização da Educação Física 2.1 Abordagens descritivas e prescritivas de uma profissão; 2.2 Processo de profissionalização da Educação Física; 2.3 Processo de desprofissionalização da Educação Física.
Unidade 3.3 Mercado de Trabalho em Educação Física 3.1 Diversidade dos campos de intervenção profissional; 3.2 Características do mercado de trabalho na área; 3.3 Perspectivas do mercado de trabalho e possibilidades de carreira profissional. Unidade 3.4 Formação Inicial e Continuada em Educação Física 4.1 Modelos de organização curricular na formação inicial; 4.2 Cursos de pós-graduação em Educação Física: instituições, programas e áreas de concentração; 4.3 Projeto pedagógico do curso de Educação Física da URI: princípios norteadores e estrutura curricular.
4 METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivo-dialogadas, seminários, trabalhos em grupo e outros. 5 AVALIAÇÃO A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo) e autoavaliação.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Fundamentos Educação Física na Escola. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan (Grupo GEN), 2011. DARIDO, S. C. Educação Física Escolar: Compartilhando experiências. 1. Ed. São Paulo: Editora Phorte, 2011. HOFFMAN, S. J.; HARRIS, J. C. Cinesiologia: o estudo da atividade física. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DA COSTA, L. P. Atlas do esporte no Brasil: atlas do esporte, educação física e atividades físicas de saúde e lazer no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2005. DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. OLIVEIRA, V. M. Educação Física Humanista. 2. ed. Rio de Janeiro: Shape Editora, 2010. PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. 3. ed. Porto: Porto, 2007. SHIGUNOV, V.; SHIGUNOV NETO, A. A formação profissional e a prática pedagógica: ênfase nos professores de Educação Física. Londrina, PR: Midiograf, 2001.
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