Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: Psicologia Aplicada à Saúde

Código: 74-219

Carga Horária: 45h

Número de Créditos: 03

 

 

EMENTA

Psicologia enquanto ciência e sua relação com o campo da saúde. As principais teorias do desenvolvimento humano e sua relação com a compreensão do comportamento e do conceito de saúde. Psicologia do Desenvolvimento: as fases do ciclo vital e suas principais características psicossociais.  Qualidade de vida e bem – estar nas diferentes fases do ciclo vital. A Psicologia no processo de saúde-doença e na prática profissional em saúde. Os fenômenos e variáveis grupais presentes no trabalho em equipe e nas relações humanas no trabalho.

 

OBJETIVOS

Os objetivos da disciplina serão atingidos através de aulas expositivo-dialogadas; discussões, exercícios teórico-práticos e seminários. Em algumas aulas poderão ser utilizadas dinâmicas de leitura em sala de aula. A dinâmica em sala de aula contará com a utilização de recursos audiovisuais e quadro negro. A metodologia de ensino buscará promover o desenvolvimento de habilidades crítico-reflexivas e a autonomia do aluno frente o conteúdo e reflexões realizadas. A metodologia de ensino poderá sofrer alterações de acordo com o perfil da turma e demandas grupais.

 

CONTEUDO PROGRAMÁTICO

  • Psicologia enquanto ciência
  • Psicologia e promoção de saúde
  • Perspectivas do desenvolvimento humano: psicanalítica, cognitiva comportamental, evolucionista / sociobiológica, contextual.
  • Ciclo Vital (gestação, parto, puerpério, infância, adolescência, idade adulta e velhice)
  • Aspectos psicológicos da morte e luto
  • Relações interpessoais no local de trabalho
  • Sexualidade e a atividade profissional do enfermeiro;
  • Intervenções possíveis ao profissional de saúde na promoção da saúde no ambiente hospitalar.
  • Doenças psicossomáticas.

 

METODOLOGIA

Os métodos utilizados são aulas expositivas e dialogadas, seminários, estudo dirigido, fichamentos e produção textual.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos levará em conta todo o processo, que incorpora a avaliação de atitudes dos alunos em relação à aprendizagem, a pontualidade no cumprimento das datas de entrega dos trabalhos, a participação em sala de aula e pela prática investigativa assumida. As avaliações serão realizadas através de, no mínimo, duas escritas, de avaliações orais, de produção textual, de produção textual e pela pontualidade no cumprimento das tarefas exigidas.

 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANGERAMI-CAMON, Valdemar Augusto (Org.). Psicologia da Saúde – Um novo significado para prática clínica. SP: Cengage Learning, 2011.

BOCK, Ana Merces Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13.ed. ref. ampl. São Paulo: Saraiva, 2001. 368p.

EIZIRIK, Claudio L.; KAPEZINSKS, Flavio; BARROLS, A.M.S.. O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. Porto Alegre: Artmed, 2001.

TRUCHARTE, Fernanda Alves Rodrigues; KNIJNIK, Rosa Berger; SEBASTIANI, Ricardo Werner (Org.) Psicologia Hospitalar: teoria e prática.  2 ed. revisada e ampliada. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias; JESUS, Saul Neves de; OLIVEIRA, Vera Barros de. Psicologia da Saúde – teoria e pesquisa. São Bernardo do Campo, SP. Ed. Universidade Metodista de São Paulo, 2007.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

EIZIRIK, C. L; KAPCZINSKI, F.; BASSOLS, A. M. S. (Org.). O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. Porto Alegre: Artmed, 2001.

HALL, C. S; VERONESE, M. A. V. (Trad.). Teorias da personalidade. 4. ed. São Paulo: Artmed, 2006. 4ed 2000

MOSCOVICI, F.. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 19. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010.11ed 2001

PERVIN, L. A.; JOHN, O. P. Personalidade: teoria e pesquisa . 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 9ed 2002.

STRAUB, R. O. Psicologia da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2007.