Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Nutrição Humana I

Código: 40-318

Carga Horária: 60 (Teórica 60)

Número de Créditos: 04

  

1 EMENTA

Fundamentos da Nutrição e Alimentação humanas, nos seus aspectos bioquímicos, fisiológicos e dos requerimentos nutricionais. Conceitos básicos de dieta normal nos diferentes períodos fisiológicos.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Identificar os aspectos bioquímicos, fisiológicos e nutricionais nos diferentes períodos fisiológicos.

Compreender os processos de regulação metabólica em diferentes situações fisiológicas.

Calcular o VET numa dieta normal com as devidas proporções entre nutrientes.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Conceitos básicos de nutrição humana, alimentos e nutrientes - classificação, fontes alimentares, funções.

Leis da alimentação e grupos de alimentos;

Macronutrientes: Digestão e absorção

Metabolismo Proteico: conceitos, fontes alimentares; funções e carências nutricionais;

Metabolismo de Carboidratos: conceitos, fontes alimentares; funções e carência nutricionais; Fibra alimentar;

Metabolismo de lipídeos: conceitos, fontes alimentares; funções e carências nutricionais;

Metabolismo energético e integração metabólica

Tabela de composição de Química de alimentos

Cálculo de peso ideal

Cálculo da GEB (Gasto Energético Basal) e do VET (Valor Energético Total).

Dieta normal e Planejamento dietético: Critérios quali e quantitativos (Densidade energética, proporção entre nutrientes, recomendações e requerimentos individuais).

Guia alimentar para a população Brasileira com base do planejamento da dieta;

Vitaminas Lipossolúveis: conceitos, fontes alimentares; funções e carências nutricionais;

Vitaminas Hidrossolúveis: conceitos, fontes alimentares; funções e carências nutricionais;

Minerais e Elementos traços: conceitos, fontes alimentares; funções e carências nutricionais;

Água: conceitos, fontes alimentares; funções e carências nutricionais.

 

 

4 METODOLOGIA

Aulas expositivas teóricas em data show, slides e quadro de giz.

Sessões de vídeo.

Elaboração de planos alimentares por faixa etária.

Relatórios.

 

5 AVALIAÇÃO

Avaliação teórica

Seminários e debates

Relatórios de programação do curso durante o semestre.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia; RAYMOND, Janice L. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

ROSS, A. Catharine; CABALLERO, Benjamin; COUSINS, J. Robert; TUCKER, Katherine L.; Thomas R. ZIEGLER. Nutrição moderna de Shils na saúde e na doença. 11 ed. Edição Digital.

Barueri,SP: Manole, 2016. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520451670/cfi/0!/4/4@0.00:0.00>. acesso em: 02 de fevereiro de 2017.

VITOLO, Márcia Regina. Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio, 2012.

  

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARDOSO, Marly Augusto (Coord.). Nutrição humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

COZZOLINO, Silvia Maria Franciscato. Biodisponibilidade de nutrientes. Barueri: Manole, 2005.

FAUSTO, M. A. Planejamento de dietas e da alimentação. Rio de Janeiro: Revinter, 2003.

MANN, Jim; TRUSWELL, A. Stewart (Org.). Nutrição humana. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. 2v.

PINHEIRO, Ana Beatriz Vieira; NEVES, Paulo Augusto et al. (Coord). Tabela para avaliação de consumo alimentar em medidas caseiras. 5. ed. São Paulo: Atheneu, 2006.