Plano de Ensino

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: PALEONTOLOGIA I

Código: 20-300  

Carga horária: 30 horas

Nº de Créditos: 02

 

1 EMENTA

Abrange a história do planeta Terra, sua biosfera e a evolução dos organismos ao longo do tempo geológico, correlacionando os eventos biológicos com os respectivos acontecimentos geológicos que os influenciaram. Ocupa-se ainda de relacionar a paleontologia com as outras ciências naturais.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

- Abordar conceitos relacionados à Paleontologia geral, bem como fornecer subsídios para compreensão dos principais acontecimentos geológicos e biológicos que ocorreram na Terra desde o seu surgimento.

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

 

Representação do tempo geológico

- Cronoestratigrafia

- Geocronologia

- Tabela do tempo geológico

 

Tipos de fossilização

- Icnofósseis

- Estromatólitos

- Ãmbar

- Fósseis químicos

 

Tafonomia Animal

- Terminologia

- Coleta e descrição tafonômica

- Mortandade na biota e eventos de sedimentação

- Classificação das concentrações fossilíferas

 

Tafonomia Vegetal

- Silificação

- Petrificação

- Compressões carbonificadas

- Permineralização carbonática

 

Destruição e fossildiagênese

- Dissolução e precipitação

- Silificação

- Recristalização

- Incrustação

- Fraturas e deformações

 

 

O registro dos fósseis

- Paleobotânica

- Paleoinvertebrados

- Paleovertebrados

- Micropaleontologia

 

Do Big-Bang ao tempos de hoje - revisão da história da Terra e dos diferentes períodos geológicos e seus fósseis

 

Paleontologia no Brasil

- Principais sítios fossilíferos do Brasil

 

Paleontologia no Rio Grande do Sul

- O triássico do Rio Grande do Sul

- Principais sítios fossilíferos do Rio Grande do Sul

 

Extinção

- Causas

- Fatores Bióticos e Abióticos

- Distribuição das taxas de extinção

 

4 METODOLOGIA

Aulas expositivas, dialogadas, trabalhos em pequenos grupos, seminários, leituras individuais e resenhas.

 

5 AVALIAÇÃO

Utilização de provas escritas e apresentação de trabalhos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – BACHARELADO

CARVALHO, I. S. (Coord.). Paleontologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2004.

FUTUYMA, D. J. Biologia Evolutiva. 4. ed. Ribeirão Preto: FUNPEC-PR, 2009.

POUGH, F. H.; HEISER, J. B.; McFARLAND, W. N. A vida dos Vertebrados. 3. ed.São Paulo: Atheneu, 2003.

 

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA

CARVALHO, I. S. (Coord.). Paleontologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2004.

FUTUYMA, D. J. Biologia Evolutiva. 4. ed. Ribeirão Preto: FUNPEC-PR, 2009.

POUGH, F. H.; HEISER, J. B.; McFARLAND, W. N. A vida dos Vertebrados. 3. ed.São Paulo: Atheneu, 2003.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – BACHARELADO

MELENDEZ, B. Paleontologia. 2ed. Madrid : Paraninfo, 1986.

PAPAVERO, N. Fundamentos Práticos de Taxonomia Zoológica. São Paulo: Unesp, 1994.

POUGH, F. H. et. all. A vida dos vertebrados. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2003.

RIDLEY, Mark. Evolução. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 

STEARNS, S. C.; HOEKSTRA, R. F. Evolução:  uma introdução. São Paulo: Atheneu, 2003.

 

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA

MELENDEZ, B. Paleontologia. 2ed. Madrid : Paraninfo, 1986.

PAPAVERO, N. Fundamentos Práticos de Taxonomia Zoológica. São Paulo: Unesp, 1994.

RIBEIRO-HESSEL, M. H. Curso prático de paleontologia geral. Porto Alegre: UFRGS, 1982.

RIDLEY, Mark. Evolução. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 

STEARNS, S. C.; HOEKSTRA, R. F. Evolução:  uma introdução. São Paulo: Atheneu, 2003.