Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

DISCIPLINA: PSICOLINGUÍSTICA

CÓDIGO: 80-119

CARGA HORÁRIA: 60h                                 CRÉDITOS: 04

 

1. EMENTA

Aprendizagem e ensino de língua: enfoque psicolinguístico. O processo de aquisição da linguagem - língua materna e segunda língua: teorias e etapas. Aquisição de linguagem e alfabetização: aquisição do sistema fonético, sintático, morfológico, aquisição do léxico. Processo físico e mental na aquisição de leitura e da escrita. Distúrbios na aquisição da linguagem.

2. OBJETIVOS GERAIS

Desenvolver habilidades e competências relativas a:

  • percepção e compreensão do processo de aquisição e de desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem e ensino em língua materna e em segunda(s) língua(s) a partir do desenvolvimento de pressupostos teóricos.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

1. Psicolinguística – origem, âmbito, conteúdo, tarefas

2. Aprendizagem e ensino de língua: enfoque psicolinguístico

2.1 O ensino de língua como situação de comunicação

2.2 Fatores de aprendizagem

2.3 Mecanismos básicos da aprendizagem lingüística

3. O processo de aquisição da linguagem: língua materna e segunda língua

3.1 Teorias do processo de aquisição da linguagem

3.2 Diversidade dos processos, estratégias de compreensão, imitação, repetição, produção

4. Teorias de aquisição

4.1 Behaviorismo, reforço, inatismo (Chomski/Lenneberg)

4.2 Cognitivismo (Slobin/Vigotsky, Bever)

4.3 Competência lingüística (Bloom)

4.4 Construtivismo (Piaget). Psicogênese da Língua Escrita (E. Ferreiro)

4.5 Teorias atuais: Teoria das Inteligências múltiplas (Gardner), Inteligência Emocional (Golleman)

5. Etapas do Processo de  aquisição da linguagem

5.1 Fase pré-linguística

5.2 Fase linguística propriamente dita

5.3 Consciência metalinguística

6. Aquisição da linguagem e alfabetização

6.2 Aquisição do sistema fonético

6.3 Aquisição do léxico

6.4 Aquisições morfológicas

6.5 Aquisições sintáticas

6.6 Correspondências biunívocas e não biunívocas entre sons e letras

6.7 Variação dialetal e arbitrariedades nas relações entre sons e letras

7. Processos físico e mental na aquisição da leitura e da escrita

7.1 A concepção da escrita pela criança

7.2 Forma e organização do texto oral e escrito

7.3 A concepção da leitura pela criança

7.4 Processo de assimilação das estruturas gramaticais

8. Ensino de Segunda Língua

8.1 Competência comunicativa (gramatical, sociolinguística, discursiva, estratégica)

8.2 Competência comunicativa no ensino e avaliação de LE

9. Distúrbios da linguagem

9.1 Distúrbios simples na aquisição da linguagem oral

9.2 Distúrbios simples na aquisição da linguagem escrita

9.3 Reeducação

 

 

4. METODOLOGIA

Práticas pedagógicas que visem à expansão do uso e formas da língua oral e escrita e ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC:

  • aulas expositivas;
  • aulas dialogadas;
  • prática de leitura e análise textual;
  • trabalhos individuais e em grupo;
  • pesquisa teórica e prática
  • seminário final da disciplina.

Todas as modalidades terão como indicador o princípio da ação-reflexão-ação, capacitando para a resolução de situações-problema.

 

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação será feita de forma contínua e terá um caráter de diagnóstico das dificuldades e  de assessoramento de superação das mesmas, pautada em:

  • trabalhos envolvendo o conteúdo desenvolvido;
  • participação efetiva em sala de aula;
  • provas escritas;
  • trabalhos orais;
  • seminários de pesquisa;
  • painéis de apresentação;
  • testes individuais e/ou grupos;

tendo como indicadores os objetivos elencados acima, bem como os descritos a seguir:

  • domínio dos conhecimentos, métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição para os diferentes níveis de ensino;
  • capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes e da diversidade cultural que compõem a formação universitária.

 

 

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CAGLIARI, Luiz Carlos.  Alfabetização e linguística.  10. ed. São Paulo: Scipione, 2000.

DEL RÉ, Alessandra (Org). Aquisição da linguagem: uma abordagem psicolinguística. São Paulo: Contexto, 2006.

LEMLE, Miriam.  Guia teórico do alfabetizador.  17. ed.  São Paulo: Ática, 2007.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRAGGIO, Sílvia Bigonjal. Leitura e alfabetização: da concepção mecanicista à sociopsicolinguística. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. (trad. M. L. da Cunha Lopes). 8. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática. Série fundamentos. 2004.

SLAMA-CAZACU, Tatiana. Psicolinguística aplicada ao ensino de língua. Trad. Leonor S. Cabral. São Paulo: Pioneira, 1989.

TEBEROSKY, Ana. Psicopedagogia da linguagem escrita. 9. ed. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CAGLIARI, Luiz Carlos.  Alfabetização e linguística.  10. ed. São Paulo: Scipione, 2000.

DEL RÉ, Alessandra (Org). Aquisição da linguagem: uma abordagem psicolinguística. São Paulo: Contexto, 2006.

LEMLE, Miriam.  Guia teórico do alfabetizador.  17. ed.  São Paulo: Ática, 2007.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRAGGIO, Sílvia Bigonjal. Leitura e alfabetização: da concepção

mecanicista à sociopsicolinguística. Porto Alegre: Artes Médicas,2002.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. (trad. M. L. da Cunha Lopes). 8. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática. Série fundamentos. 2004.

SLAMA-CAZACU, Tatiana. Psicolinguística aplicada ao ensino de língua. Trad. Leonor S. Cabral. São Paulo: Pioneira,1989.

TEBEROSKY, Ana. Psicopedagogia da linguagem escrita. 9. ed. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 2001.