Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: ESTUDOS EM ENVELHECIMENTO

Código: 70-813

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

  

1. EMENTA

Estuda temas relativos ao processo de viver/envelhecer, teorias e questões de biologia e do organismo em envelhecimento, dos princípios orientadores das teorias e das abordagens da educação gerontológica. Destaca os aspectos interpessoais e psicológicos específicos do idoso e sua implicação na qualidade de vida na velhice. Fomenta discussões sobre a valorização do cuidado ao idoso e a construção de redes de apoio e de suporte social no processo de viver/envelhecer saudável.

  

2. OBJETIVOS

- Discutir as contribuições e limites da psicologia no que tange ao processo de envelhecimento a partir das principais abordagens em gerontologia.

- Identificar e apontar as mudanças desencadeadas pelo processo de envelhecimento.

- Compreender a interação dos aspectos psicológicos na promoção da qualidade de vida do idoso.

- Analisar as condições de cuidado do idoso na sociedade, com vistas a fomentar a construção de redes de apoio e suporte.

  

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- Processo de Envelhecimento e Longevidade.

- Biologia e Teorias do Envelhecimento.

- ASPECTOS SOCIAIS, LEGAIS E ANTROPOLÓGICOS:

* Estatuto do Idoso;

* Aspectos Socioeconômicos do Envelhecimento;

* Violência Contra a Pessoa Idosa: O Direito pelo Avesso;

* O Idoso e a Família;

* Lazer, Ocupação do Tempo Livre e os Programas da Terceira Idade;

- ASPECTOS PSICOLÓGICOS E SEXUALIDADE:

* Aspectos Psicológicos do Envelhecimento;

* Depressão no Idoso;

* Avaliação Cognitiva em Pacientes Idosos;

* Demência I: Epidemiologia, Tipos e Manifestações Clínicas;

* Demência II: Impacto sobre Cuidador, Família e Sociedade;

- ASPECTOS SOBRE POLÍTICAS E ASSISTÊNCIA À SAÚDE:

* Trajetórias das Políticas de Saúde:  a Saúde Coletevia e o Atendimento ao Idoso;

* Atenção Preventiva ao Idoso: Uma Abordagem de Saúde Coletiva;

* Cuidadores de Idosos Dependentes no Contexto Domiciliário;

* Cuidado ao Idoso em Instituição;

* Envelhecimento Bem-sucedido: Aspectos Biológicos, Psicológicos e socioculturais. Importância da Sociabilidade e da Educação.

  

4. METODOLOGIA

Aulas expositivas, trabalhos com filmes, trabalhos individuais e em grupos.

 

5. AVALIAÇÃO

Provas individuais, trabalhos em grupo.

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

PAPALÉO NETO, Matheus. Tratado de Gerontologia. 2. ed., rev. e ampl. São Paulo : Editora Atheneu, 2007.

NERI, Anita L. (org) Desenvolvimento e envelhecimento: perspectivas biológicas, psicológicas e sociológicas. Campinas,SP: Papirus, 2001.

NERI, Anita L., YASSUDA, Monica. S. (orgs) Velhice bem-sucedida: aspectos afetivos e cognitivos. Campinas, SP: Papirus, 2004.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

NERI, Anita L. Envelhecer num país de jovens: significados de velho e velhice segundo brasileiros não idosos. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 1991.

SIMSON, Olga V.;Cachione, Meire; Neri, A. L. (orgs) As múltiplas faces da velhice no Brasil. Campinas, SP: Ed. Alínea, 2003.

NERI, Anita L. Palavras-chave em gerontologia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001.

CAPODIECI, Salvatore. A idade dos sentimentos: amor e sexualidade após os sessenta anos. Trad. Antonio Angonese. Bauru-SP: EDUSC, 2000.

ZIMERMAN, Guite. Velhice: aspectos biopsicossociais. Porto Alegre: ArtMed, 2000.