DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: ESTUDOS EM ENVELHECIMENTO Código: 70-813 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04
1. EMENTA Estuda temas relativos ao processo de viver/envelhecer, teorias e questões de biologia e do organismo em envelhecimento, dos princípios orientadores das teorias e das abordagens da educação gerontológica. Destaca os aspectos interpessoais e psicológicos específicos do idoso e sua implicação na qualidade de vida na velhice. Fomenta discussões sobre a valorização do cuidado ao idoso e a construção de redes de apoio e de suporte social no processo de viver/envelhecer saudável.
2. OBJETIVOS - Discutir as contribuições e limites da psicologia no que tange ao processo de envelhecimento a partir das principais abordagens em gerontologia. - Identificar e apontar as mudanças desencadeadas pelo processo de envelhecimento. - Compreender a interação dos aspectos psicológicos na promoção da qualidade de vida do idoso. - Analisar as condições de cuidado do idoso na sociedade, com vistas a fomentar a construção de redes de apoio e suporte.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES - Processo de Envelhecimento e Longevidade. - Biologia e Teorias do Envelhecimento. - ASPECTOS SOCIAIS, LEGAIS E ANTROPOLÓGICOS: * Estatuto do Idoso; * Aspectos Socioeconômicos do Envelhecimento; * Violência Contra a Pessoa Idosa: O Direito pelo Avesso; * O Idoso e a Família; * Lazer, Ocupação do Tempo Livre e os Programas da Terceira Idade; - ASPECTOS PSICOLÓGICOS E SEXUALIDADE: * Aspectos Psicológicos do Envelhecimento; * Depressão no Idoso; * Avaliação Cognitiva em Pacientes Idosos; * Demência I: Epidemiologia, Tipos e Manifestações Clínicas; * Demência II: Impacto sobre Cuidador, Família e Sociedade; - ASPECTOS SOBRE POLÍTICAS E ASSISTÊNCIA À SAÚDE: * Trajetórias das Políticas de Saúde: a Saúde Coletevia e o Atendimento ao Idoso; * Atenção Preventiva ao Idoso: Uma Abordagem de Saúde Coletiva; * Cuidadores de Idosos Dependentes no Contexto Domiciliário; * Cuidado ao Idoso em Instituição; * Envelhecimento Bem-sucedido: Aspectos Biológicos, Psicológicos e socioculturais. Importância da Sociabilidade e da Educação.
4. METODOLOGIA Aulas expositivas, trabalhos com filmes, trabalhos individuais e em grupos.
5. AVALIAÇÃO Provas individuais, trabalhos em grupo. |
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: PAPALÉO NETO, Matheus. Tratado de Gerontologia. 2. ed., rev. e ampl. São Paulo : Editora Atheneu, 2007. NERI, Anita L. (org) Desenvolvimento e envelhecimento: perspectivas biológicas, psicológicas e sociológicas. Campinas,SP: Papirus, 2001. NERI, Anita L., YASSUDA, Monica. S. (orgs) Velhice bem-sucedida: aspectos afetivos e cognitivos. Campinas, SP: Papirus, 2004.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: NERI, Anita L. Envelhecer num país de jovens: significados de velho e velhice segundo brasileiros não idosos. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 1991. SIMSON, Olga V.;Cachione, Meire; Neri, A. L. (orgs) As múltiplas faces da velhice no Brasil. Campinas, SP: Ed. Alínea, 2003. NERI, Anita L. Palavras-chave em gerontologia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001. CAPODIECI, Salvatore. A idade dos sentimentos: amor e sexualidade após os sessenta anos. Trad. Antonio Angonese. Bauru-SP: EDUSC, 2000. ZIMERMAN, Guite. Velhice: aspectos biopsicossociais. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
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