DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: INTERVENÇÕES EM PROCESSOS EDUCATIVOS Código: 70-800 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04
1. EMENTA Apresenta recursos teórico-metodológicos para intervenção do psicólogo nos processos educativos, enfatizando as relações existentes entre aprendizagem, identidade e desenvolvimento humano. Discute práticas de assessoramento e o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção de saúde direcionados à comunidade educativa.
2. OBJETIVOS - Abordar as metodologias pertinentes às intervenções em diferentes níveis de abrangência nos contextos de aprendizagem. - Instrumentalizar a elaboração de análise das necessidades do contexto; - Capacitar apara a elaboração de programas ou projetos de intervenção; - Trabalhar as metodologias adequadas às intervenções em contextos da aprendizagem.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES - Diagnósticos institucionais escolares - Adaptação escolar * Intervenções em adaptação escolar - Orientação sexual na escola ou sexualidade na escola * Intervenções em educação sexual - Orientação Profissional e Planejamento de carreira * Intervenções em Orientação Profissional e planejamento de carreira - Escola e família: proximidades ,limites e demandas * Intervenções com a família - Prática docente – entendendo o papel do professor e implicações no seu faze ma contemporaneidade - Intervenções com os professores - Intervenções com os alunos em situações de vulnerabilidade; - Entrevista com alunos, pais e professores - Escuta a pais, alunos e professores na escola; - Acompanhamento a crianças, adolescentes, pais e professores na escola; - Assessoria em Psicologia Escolar - Contribuições da psicologia na construção de projetos pedagógicos e pesquisas
4. METODOLOGIA Aulas expositivas, seminários, trabalhos em grupo.
5. AVALIAÇÃO Provas, trabalhos individuais e grupais. |
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: LASSANCE, Maria Cecília Pacheco (org.) Técnicas para trabalho de orientação profissional em grupos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1999. MEIRA, Marisa Eugênia Melillo; ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino (Org.). Psicologia escolar: práticas críticas . São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. MONEREO, Carles; SOLÉ, Isabel. O assessoramento psicopedagógico: uma perspectiva profissional e construtivista . Porto Alegre: Artmed, 2000.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: QUIRINO,Glauberto Da Silva . Prática Docente Em Sexualidade e Educação Sexual No Espaço Escolar. Appris, 2014. ARAUJO, Claysi Maria M. (org) Psicologia Escolar: Novos cenários e contextos de Pesquisa, Formação e Prática. Alínea, 2009. CENCI, Cláudia Mara Bosetto; MAURINA, Leda Rubia Corbulina; WAGNER, Márcia Fortes (orgs) Intervenções em Psicologia: transitando em diferentes contextos. Passo Fundo . IMED, 2009 NOGUEIRA, Maria Alice; ROMANELLI, Geraldo; ZAGO, Nadir. Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares . Petrópolis: Vozes, 2000 SOLÉ, Isabel. Orientação educacional e intervenção psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2001 WECHSLER, Solange.M. Psicologia Escolar: Pesquisa, formação e prática. Campinas. Alínea, 2008.
|