Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: ESTÁGIO BÁSICO DE OBSERVAÇÃO

Código: 70-792

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

Pré-requisitos: 70-300; 70-778; 70-781; 70-307;

 

 

1. EMENTA

O estágio tem caráter integrador de disciplinas até então estudadas, constituindo-se como um espaço para o exercício das habilidades e competências relacionadas a estas disciplinas. Poderão ser utilizadas técnicas de observação, em contextos de desenvolvimento ou experimentais.

  

2. OBJETIVOS

- Reconhecer a importância da observação e/ou da experimentação como recursos necessários para o estudo e compreensão de fenômenos psicológicos.

- Elaborar um plano de observação e/ou de experimentação de acordo com objetivos específicos.

- Estabelecer uma relação profissional para com os sujeitos ou instituições que venham a ser colaboradores no estágio, pautadas pela ética profissional.

- Implementar procedimentos de observação e/ou experimentação relacionados à psicologia do desenvolvimento ou processos psicológicos básicos.

- Articular dados de observação e/ou de experimentação com teorias psicológicas pertinentes.

  

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- Planejamento de observação

- Desenvolvimento de observação e registro

- Articulação de dados observados com fundamentação teórica adequada ao tema observado.

  

4. METODOLOGIA

Encontros semanais de orientação individual e/ou grupal com um professor orientador de estágio.

  

5. AVALIAÇÃO

A avaliação do estágio será feita pelo supervisor e/ou pelo professor titular da disciplina, para cada estagiário, levando em consideração sua freqüência e participação nas supervisões, seu desempenho (comprometimento, adequação teórico / prática e postura ética) com o estágio e a qualidade do seu relatório e/ou artigo, tanto em seus aspectos formais quanto de conteúdo, conforme as orientações passadas pelo supervisor.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FAGUNDES, Antônio Jayro da Fonseca Motta. Descrição, definição e registro de comportamento: um texto didático, com exercícios, para iniciação em observação sistemática de comportamento . 12. ed. São Paulo: Edicon, 1999

PAPALIA, Diane E. Desenvolvimento humano. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008

STORTI, Adriana Troczinski et al. Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. 3. ed., rev. e atual. Erechim: EdiFAPES, 2013.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BEE, Helen L. O Ciclo vital. Porto Alegre: Artmed, 1997.