Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PSICOLOGIA DA ADOLESCÊNCIA E IDADE ADULTA

Código: 70-781

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1. EMENTA:

Estuda os ciclos vitais a partir da adolescência, na perspectiva biopsicossocial, tendo como pano de fundo o contexto cultural. Aborda as características típicas da adolescência, da vida adulta e da velhice, a partir de diferentes referenciais teóricos.

 

2. OBJETIVOS:

- Discutir as características desenvolvimentais típicas da adolescência, da idade adulta e da velhice.

- Estudar a dinâmica do desenvolvimento adolescente em termos das crises esperadas, desenvolvimento cognitivo e sócio emocional.

- Abordar as relações interpessoais desenvolvidas na idade adulta bem como as crises deste momento do ciclo de vida.

- Elucidar as características da velhice em idosos jovens e idosos avançados.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Adolescência:

* Puberdade e adolescência;

* Teorias da adolescência;

* Perspectiva psicanalítica;

* Perspectiva interacionaista;

* Perspectiva funcionalista;

* Problemáticas familiares e sócio-culturais da passagem adolescente.

- Vida adulta:

* Características do jovem adulto (aspectos biológicos, sociais, cognitivos e afetivos);

* Prováveis experiências vivenciadas na vida do jovem adulto (papéis sexuais, escolha do cônjuge, dinâmica das relações conjugais, geração canguru, início e manutenção da família, maternidade, paternidade, profissão, estabilidade na escolha profissional, independência econômica);

* Meia Idade (aspectos biológicos, sociais, cognitivos e afetivos);

* Prováveis experiências vivenciadas na meia-idade (condições e mudanças na saúde, climatério, vida sexual, filhos adolescentes, ninho vazio, dinâmica das relações conjugais, laços de parentesco, aparência, geração de comando, desemprego, estresse ocupacional).

- Velhice

* Características da velhice (ajustamento às alterações na família, às alterações corporais, aposentadoria, saúde, amigos, luto).

* O ciclo de vida familiar.

- Diversidade cultural e desenvolvimento adolescente e adulto.

 

4. METODOLOGIA:

Aulas expositivas, seminários, trabalhos individuais e em grupo.

5. AVALIAÇÃO:

Provas, trabalhos em grupo e individuais, participação.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ABERASTURY, Arminda. Adolescência Normal: um enfoque psicanalítico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

BEE, Hellen. O ciclo vital. Porto Alegre: Artmed, 1997.          

PAPALIA, Diane. E. & OLDS, Sally. W. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2000.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BELSKI Janet. Desenvolvimento Humano: Experienciando o Ciclo da Vida: Artmed, 2010.

BLOS, Peter. Adolescência: uma interpretação psicanalítica. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BLOS, Peter; HOFMEISTER, Maria Rita (Trad.). Transição adolescente: questões desenvolvimentais. Porto Alegre: Artmed, 1996.

MACEDO, Mônica Medeiros Kother (Org.). Adolescência e psicanálise: intersecções possíveis. Porto Alegre: Edipucrs, 2004

OUTEIRAL, José. Adolescer: estudos sobre adolescência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.