Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PSICOLOGIA EXPERIMENTAL

Código: 70-779

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1. EMENTA:

Introduz o estudo da psicologia experimental, abordando experimentos clássicos em psicologia sob uma perspectiva histórica. Estuda os conceitos centrais da teoria comportamental, condicionamento reflexo e operante.  Enfatiza o método experimental através da realização de experimentos em sala de aula e/ou em laboratório.

 

2. OBJETIVOS:

- Contextualizar historicamente o behaviorismo radical, relacionando os princípios básicos da análise do comportamento à teoria comportamental.

- Oportunizar a aplicação dos métodos experimentais em psicologia.

- Trabalhar relatos de experimentos em Psicologia Experimental.

- Oportunizar o desenvolvimento de relatórios de atividades experimentais.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Ciência do comportamento: uma perspectiva histórica:

* O que é Behaviorismo.

- Análise experimental do comportamento;

- Ciência do comportamento:

- Aspectos filosóficos: Behaviorismo Radical e Pragmatismo.

- Comportamento respondente (clássico);

- Os estudos de Thorndike sobre aprendizagem animal;

- Condicionamento operante;

- Métodos do controle do comportamento (experimentos de laboratório):

* Modelagem e esquema de reforço contínuo;

* Saciação X extinção;

* Esquemas de razão fixa;

* Esquema de razão variável;

* Esquemas de intervalo;

* Discriminação;

* Generalização.

- Pensamento e linguagem – comportamento encoberto e manifesto.

 

4. METODOLOGIA:

Aulas expositivas, seminários, pesquisa bibliográfica, práticas e demonstrações em laboratório ou sala de aula.

5. AVALIAÇÃO:

Provas, trabalhos individuais e em grupo, discussão de experimentos, elaboração de relatos de experimentos.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BAUM, William M. Compreender o behaviorismo: ciência, comportamento e cultura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

MOREIRA, Márcio Borges; MEDEIROS, Carlos Augusto. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007.

PLATET-LOMBARD, Vera Lúcia Varanda; WATANABE, Olga Maria; CASSETARI, Leila. Psicologia experimental: manual teórico e prático de análise do comportamento. São Paulo: Edicon, 2011.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ABREU, Cristiano Nabuco de; GUILHARDI, Hélio José (Org.). Terapia comportamental e cognitivo-comportamental: práticas clínicas. São Paulo: Roca, 2004.

BORGES, Nicodemus B.,  CASSAS, Fernando A. & cols. Clínica analítico-comportamental: aspectos teóricos e práticos. Porto Alegre: Artmed, 2012.

CATANIA, A. Charles. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. Porto Alegre: Artes Médicas, 2011.

FARIAS, Ana Karina C. R. (Org.). Análise comportamental clínica: aspectos teóricos e estudos de caso. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GOMIDES, Paula Inês Cunha; WEBER, Lídia Natália Dobrianskyi. Análise experimental do comportamento: manual de laboratório. 6. ed. Curitiba: Editora da UFPR, 2003.

SKINNER, Burrhus Frederic. Ciência e comportamento humano. 10. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.