Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: FUNDAMENTOS DAS TEORIAS FENOMENOLÓGICA,  EXISTENCIAL  E HUMANISTA

Código: 70-777

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1. EMENTA:

Aborda a epistemologia, origem e pressupostos básicos das escolas psicológicas de base humanista existencial e fenomenológica.. Principais conceitos, autores e desdobramentos teóricos na atualidade.

 

2. COMPETÊNCIAS:

1. Analisar as condições em que os conhecimentos do movimento fenomenológico foram produzidos;

2. Diferenciar o objeto de estudo e postura ética das psicologias compreensivas;

3. Reconhecer as contribuições e limites das psicologias fenomenológica, existencial e humanista.

 

3. HABILIDADES:

1. Compreender o uso do método fenomenológico na pesquisa em psicologia;

2. Conhecer possibilidades de intervenções psicológicas dentro dos referenciais das teorias fenomenológica, existencial e humanista;

3. Ler e entender as produções dos principais teóricos das teorias fenomenológica, existencial e humanista

4. Discutir e problematizar questões contemporâneas a partir dos referenciais das psicologias fenomenológica, existencial e humanista.

 

4. RELAÇÃO DE CONTEÚDO:

1. Contexto científico-filosófico no surgimento da Fenomenologia;

2. A Fenomenologia de Edmund Husserl; -O método fenomenológico -O método fenomenológico na pesquisa em psicologia

3. A Fenomenologia -existencial de Martin Heidegger;

4. Kierkegaard – o precursor do existencialismo

5. O existencialismo de Sartre

6. O cuidado em saúde de uma perspectiva fenomenológico-existencial

7. Liberdade

8. Finitude

9. Religião

10. A psicoterapia fenomenológico – existencial contemporânea

11. A influência da fenomenologia existencial:

12. No psicodrama

13. Na Gestalt -terapia

14. Movimento Humanista nos EUA;

15. Terapia Centrada no Cliente;

16. A psicoterapia como um processo

17. Grupos de Encontro

18. Auto – Atualização (Abraham- Maslow).

 

5. METODOLOGIA:

Aulas expositivas, discussão de textos, trabalhos e vivências em grupos.

 

6. AVALIAÇÃO:

Provas, relatórios de experiências, análise de textos.

 

7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FIGUEIREDO, Luís Cláudio Mendonça. Matrizes do pensamento psicológico. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1998

FORGHIERI, Yolanda Cintrão. Psicologia fenomenológica: fundamentos, método e pesquisas . São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

ROGERS, Carl R.; FERREIRA, Manuel José do Carmo; LAMPARELLI, Alvamar (Trad.). Tornar-se pessoa. 5. ed. São Paulo: M. Fontes, 1999.

 

8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ROGERS, Carl R.; PROENÇA, Joaquim L (Trad.). Grupos de encontro. Lisboa: Moraes, 1972.

SARTRE, Jean Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

HOLANDA, Adriano Furtado; PEIXOTO, Adão José. Fenomenologia do cuidado e do cuidar –perspectivas multidisciplinares. Jurua Editora, 2011.

HOLANDA, Adriano Furtado de. Psicologia, religiosidade e fenomenologia. Editora Átomo, 2004.

JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 3. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1996. 296 p.

MOREIRA, Virginia. Clínica Humanista e Fenomenológica. Editora Annablume, 2009.