Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL

Código: 70-352

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1. EMENTA:

Estuda diferentes teorias e perspectivas de intervenção em orientação vocacional e profissional. Discute questões relativas ao desenvolvimento e orientação vocacional e o uso de testes e técnicas  dentro de diferentes contextos.

 

2. OBJETIVOS:

- Apresentar as diferentes teorias de orientação vocacional, os métodos, técnicas e testes de orientação vocacional.

- Identificar as necessidades e possibilidades de orientação vocacional em diferentes contextos.

- Instrumentalizar o planejamento de intervenções de orientação vocacional adequadas a diferentes contextos.

- Abordar técnicas e testes de orientação vocacional.

- Planejar o processo de orientação profissional desde as entrevistas iniciais até a devolução.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Discussão dos conceitos de vocação, profissão, ocupação e trabalho

- Repercussões das transformações contemporâneas no mundo sobre o campo da orientação profissional

- Teorias da orientação vocacional / profissional:

* Teoria de traço e fator;

* Teorias psicodinâmicas;

* Teorias desenvolvimentistas;

* Teorias sociocognitivas;

- A influência da família na escolha profissional.

- Gênero e escolha profissional.

- Formação e transformações da identidade ocupacional.

- Vestibular e a escolha profissional.

- A orientação profissional na prática:

* Observações e estratégias fundamentais em orientação profissional;

* Testes em orientação vocacional;

* Orientação individual - teoria e técnica;

* Orientação grupal - teoria e técnica;

* A orientação vocacional no âmbito escolar, clínico, organizacional e outros;

* Orientação vocacional e planejamento de carreira.

 

4. METODOLOGIA:

Aulas expositivas, seminários, vivências de técnicas de orientação profissional, observação e planejamento de práticas de orientação profissional.

5. AVALIAÇÃO:

Organização e participação nos seminários, trabalhos em grupo e individuais.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

LAVENFUS, R.S. (org) Orientação Vocacional e de Carreira em contextos clínicos e educativos. Artmed, 2016.

LAVENFUS, R.S. Orientação Vocacional/profissional. Artmed, 2010.

LASSANCE, Maria Célia Pacheco (Org.). Técnicas para o trabalho de orientação profissional em grupo. Porto Alegre: UFRGS, 1999.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

OLIVEIRA, I. D.; VASCONCELOS, Z.B. Orientação Vocacional: aspectos teóricos. Vetor, 2004

SPACCAQUERCHE, M.E. Orientação profissional: passo a passo. Paulus, 2009.

GIACAGLIA,L.R.A. Atividades para Orientação vocacional. Pioneira Thomson Learning, 2003.

MOURA, C.B. Orientação Profissional sob enfoque da analise do comportamento. Alínea, 2011.

SILVA, L.L.M. E JACQUEMIM, A. Intervenção em Orientação Vocacional/profissional: avaliando resultados e processos. Vetor, 2001