DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO E DESCRIÇÃO Código: 70-300 Carga Horária: 30h Número de Créditos: 02 Pré-requisitos:
1. EMENTA: Apresenta, discute e exercita técnicas de observação e descrição do comportamento humano. Estuda critérios para definição e escolha de objetivos observacionais, indicando diferenças entre observação estruturada e não estruturada, e entre observação externa e interna (participante). Enfatiza o uso de critérios para assegurar validade, confiabilidade e rigor à prática da observação.
2. OBJETIVOS: - Discutir a necessidade da observação criteriosa e planejada como instrumento para obtenção de informações em diversos contextos. - Avaliar a importância da observação no cotidiano profissional do psicólogo. - Propiciar a descrição dos ambientes, situações e comportamentos. - Discutir os diferentes métodos de observação - Justificar escolhas metodológicas de acordo com os objetivos, o objeto e a situação de observação.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: -A importância da observação e da descrição em psicologia. -Relação entre texto (foco) e contexto (pano de fundo) em uma situação de observação. -A observação nos modelos etológico, etnográfico e comportamental. -Tipos de Observação: *Estruturada e não-estruturada. *Observação à distância e observação participante. -Técnicas de registro de observações. -Validade e Confiabilidade de Observações -O uso de diferentes métodos de observação para atender critérios de rigor científico; -Uso de equipamentos como gravadores e vídeos em situações de observação.
4. METODOLOGIA: Aulas expositivas, exercícios de observação, trabalhos individuais e em grupo, apresentação de vídeos. 5. AVALIAÇÃO: Provas, trabalhos individuais e em grupo. |
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ANGROSINO, M. V. Etnografia e Observação Participante. Porto Alegre: Artmed, 2009. DANNA, Marilda Fernandes; MATOS, Maria Amélia. Ensinando observação: uma introdução. 4. ed. São Paulo: Edicon, 1999. FAGUNDES, Antônio Jayro da Fonseca Motta. Descrição, definição e registro de comportamento: um texto didático, com exercícios, para iniciação em observação sistemática de comportamento . 12. ed. São Paulo: Edicon, 1999.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: FOGAÇA, Mônica; PECORARI, Ana Carlota Niero. COPE 1: Ciências, observação, pesquisa e experimentação . São Paulo: Quinteto, 2000. LACROIX, Marie-Blanche (Org.). Os laços do encantamento: a observação de bebês, segundo Esther Bick, e suas aplicações . Porto Alegre: Artmed, 1997. OLIVEIRA JR., José Martins de (Et al.). Os múltiplos olhares na área da pesquisa: da observação ao conhecimento. Sorocaba: EDUNISO, 2011. JABLON, Judy R.; DOMBRO, Amy Laura; DICHTELMILLER, Margo L. O poder da observação: do nascimento aos 8 anos. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. CARON, Nara Amália (Org.). A relação pais-bebê: da observação à clínica . São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
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