DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Neuropsicologia Código: 44-223 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04
1. EMENTA: Estudo dos principais quadros neurológicos que interferem no comportamento do diagnóstico. Influência dos aspectos neurológicos no comportamento. Princípios de Diagnóstico Diferencial.
2. OBJETIVOS: 2.1 OBJETIVO GERAL: Possibilitar o entendimento do funcionamento do cérebro, enfatizando aspectos cognitivo-comportamentais bem como suas disfunções.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: Revisão anatômica dirigida; Revisão neurofisiológica dirigida; Embriologia do sistema nervoso; Sistema límbico e hipotálamo; Desenvolvimento filogenético do sistema nervoso; Desenvolvimento evolutivo do sistema nervoso no recém nascido; Reflexos primários e sua evolução; Conceitos de sensação e percepção; Conceitos de aferência e eferência; Os estudos de A. R. Luria e outros; Os estudos de Penfield e Rasmussen; Patologias congênitas e adquiridas nas alterações do comportamento. Síndromes exacerbativas e deficitárias; Distúrbios da linguagem; Bases neuropsicológicas de percepção, movimento, ação, atenção, memória, fala e pensamento; Déficit de atenção e hiperatividade; Agnosias, afasias, apraxias, dislexias, dislalias, disfimias, etc; Distúrbios do sensório visual, auditivo e tátil; Recursos diagnósticos.
4. METODOLOGIA: Aulas expositivas e práticas, bem como a discussão de casos clínicos.5. AVALIAÇÃO: A avaliação da disciplina será feita através de provas teóricas e apresentação de trabalho na forma de seminário. Será avaliada a coerência das idéias expostas pelos alunos e a aplicação dos conhecimentos técnico-científicos desenvolvidos.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BARBIZET & DUIZABO. Manual de neuropsicologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985. OLIVEIRA, M. A. D. Neurofisiologia do comportamento. 2. ed. São Leopoldo: Editora da ULBRA, 2000. BEAR, MF, CONNOR, BW e PARADISO, MA. Neurociências -desvendando o sistema nervoso. Porto Alegre: Artmed, 3. ed., 2008.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: MACHADO, A. B. M. Neuroanatomia funcional. São Paulo: Atheneu, 2000. KANDEL, Eric R; SCHWARTZ, James H; JESSELL, Thomas M (Ed.). Princípios da neurociência. 4 ª Edição. Barueri: Manole, 2003. MALLOY-DINIZ, LF et al. Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre, Artmed, 2010. FUENTES, D, et al. Neuropsicologia.Teoria e Prática. Porto Alegre: Artmed, 2008. GAZZANIGA, M.S e HEATHERSON, F.T. Ciência Psicológica. Mente, Cérebro e Comportamento. Porto Alegre: Artmed: 2005.
|