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Notícias - 03/11/2018
Enfermagem desenvolve ações norteadoras de Planejamento Estratégico Situacional
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O Planejamento Estratégico Situacional (PES), no contexto da Enfermagem, é ferramenta utilizada como meio de aproximação entre serviços de atenção à saúde e usuários e suas coletividades. Expandir esta estratégia como método para o desenvolvimento do pensamento crítico de acadêmicos de Enfermagem torna-se fator positivo para a emancipação de práticas de planejamento, relação teoria e prática, vinculação, academia, serviço e comunidade, bem como amplia o olhar dos discentes para os condicionantes e determinantes à saúde e reconhecimento destes como fatores de risco e/ou proteção para manutenção do status do processo saúde-doença.

Neste sentido, mediante a realização do estágio supervisionado, os estudantes formandos, acompanhados dos professores Maiara Bordignon e Samuel Salvi Romero, efetivam matrizes de intervenção, baseadas no PES, cuja proposta subsidia o seu aprendizado, assim como sua autopercepção frente a futuras exigências profissionais. Desta forma, os acadêmicos Bárbara Bergamos, Diogo Pigatto, Gladis Pedroski, Jessica Bandurka, Julia Germiniani, Marcia Zanella, Maria Odete Torres, Nadini Filipiak, Rafaela de Lima, Sara Campanhol e Veronica Bini constituíram métodos de ensino aprendizagem nas equipes de saúde com resultados satisfatórios.

As intervenções foram relacionadas ao calendário vacinal e (rede de frio); educação permanente para agentes comunitários de saúde, no que diz respeito à compreensão das temáticas de gênero e suas abrangências. Além disso, há uma discussão sobre o fluxo de dispensação de medicamentos e orientações acerca do descarte correto, bem como a gestão para renovação de receitas e cuidados aos hipertensos e diabéticos, prioritariamente. Também nesse território, oportunizaram educação em saúde nas escolas, proporcionando entendimentos acerca das infecções sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência.

As ações significaram a expressão da integração de conteúdos teóricos e práticas frequentes no fazer profissional do enfermeiro, potencializando a visão preventiva no contexto da formação em enfermagem, condição que enaltece a importância deste profissional nos contextos comunitários, das famílias e usuários, salientam os professores.



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