NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 11/04/2018
Fórum da Saúde apresenta alternativas para diversas áreas
694 exibições




Com a realização de uma mesa-redonda sobre a saúde pública e o SUS (Sistema Único de Saúde), realizada na sexta-feira, 06, às 19h15min, no Salão de Atos, foi concluída a programação do IV Fórum da Saúde, promovido pela URI Erechim.

O encontro reuniu vários debatedores: Rafael Ayub, Presidente da Câmara de Vereadores; Jackson Arpini, da Secretaria Municipal da Saúde; Sônia Ferreira, do Conselho Municipal de Saúde; Raquel Kolberg, Delegada da Delegacia da Mulher; e Marcos Moretto.

Os painelistas falaram, de uma forma geral, sobre a situação da saúde pública, do papel da universidade nesse campo, os custos da saúde pública no estado e no município, bem como da importância da gestão desses recursos e das dificuldades em manter o caixa positivo diante deste cenário.

A delegada Raquel procurou mostrar o papel do profissional da saúde no auxílio de casos criminais. Disse que os laudos, quando bem feitos, contribuem na condução dos casos por parte das autoridades de segurança, principalmente os delegados.

Ainda na sexta-feira, pela manhã, o Fórum da Saúde contou com a presença do Professor Marcos Pascoal Pattussi. Ele falou sobre o capital social e suas relações com o processo saúde/doença.

O IV Fórum da Saúde também realizou diversos minicursos, dentro das áreas específicas. O objetivo foi apresentar alternativas para os mais diversos campos da saúde, estudados e pesquisados pelos cursos da Universidade.

O Curso de Odontologia promoveu os minicursos sobre atenção odontológica ao paciente crítico em ambiente hospitalar e qualidade de vida relacionada à saúde bucal. Já o Curso de Psicologia realizou o minicurso sobre a política de saúde mental e a oferta de serviços no CAPs AD.

Enquanto isso, o Curso de Nutrição promoveu os minicursos sobre aproveitamento de alimentos e segurança alimentar; plantas não convencionais na alimentação; merenda escolar nas escolas públicas; e receitas regionais.

Já o Curso de Fisioterapia realizou os minicursos sobre reabilitação oftálmica; integração sensorial; isostretching (ginástica na coluna); fisioterapia respiratória pediátrica; drenagem linfática; e disfunção da articulação temporomandibular.

Por outro lado, o Curso de Farmácia realizou os minicursos de Homeopatia e injetáveis. O Curso de Enfermagem realizou os minicursos de promoção da saúde e equidade; e processo e avaliação em políticas públicas de saúde.

O Curso de Educação Física promoveu três minicursos: iniciação de futsal; atividade física em empresas; e reabilitação cardíaca. Além disso, o Fórum da Saúde realizou o III Salão Científico das Ciências da Saúde.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais
Biblioteca
CEAPPI Superior
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Webmail
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Entidade Filantrópica
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Interesse em Curso
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2018 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil