NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 16/05/2017
Congresso Sul-Americano discute ciência e tecnologia para avanços da Erva-Mate
1012 exibições


A URI Erechim deu início, na manhã desta terça-feira, 16, ao VII Congresso Sul-Americano da Erva-Mate. O evento busca proporcionar aos integrantes da cadeia produtiva de erva-mate e pesquisadores dos países, e em especial do Mercosul, espaços de diálogo e trocas de experiências, divulgação de pesquisas, além de identificar e analisar as tendências e perspectivas da produção científica sobre a temática. O congresso também contempla o Terceiro Simpósio Internacional de Erva-Mate e Saúde e a Primeira Feira de Tecnologia na Indústria Ervateira. Os três projetos têm como temática: “integrando ciência e tecnologia para promover avanços na cadeia produtiva de erva-mate”. O evento tem patrocínio da Sicredi Alto Uruguai e Corsan.

A abertura aconteceu no Salão de Atos da Universidade e foi prestigiada por lideranças acadêmicas e civis, acadêmicos, professores, produtores e representantes da erva-mate da região. De acordo com a professora Alice Valduga, coordenadora do evento, as pesquisas de erva-mate vêm aumentando exponencialmente nos últimos anos. “Observamos costumes e hábitos dos nativos em duas décadas, nos interessamos em estudar o cultivo e o manejo, a contribuição química e formas de propagação, bem como processamento e possibilidades de novos produtos”, explicou.

Ainda, destacou que o atual cenário econômico também impulsiona discussões para avançar no conhecimento. “Usando a inteligência da melhor forma, verificamos que os momentos de crise são os mais propícios para o desenvolvimento da criatividade. Fazer evoluir a cadeia produtiva de erva-mate em momentos difíceis só é possível unindo forças pelo conhecimento. Os estudos fazem com que o mundo conheça a erva-mate e expande a possibilidade de atingir outros mercados”.

A relevância e o caráter internacional do evento também foram ressaltados pelo presidente da Câmara Setorial da Erva-Mate, Leandro Gheno, e pelo prefeito Luiz Francisco Schmidt. O Diretor-Geral da URI Erechim, Paulo José Sponchiado, salientou o envolvimento da URI no Congresso, lembrando a forte atuação na área da pesquisa científica sobre o tema.

A conferência de abertura foi ministrada pelo professor Miguel Schmalko, da UNAM (Universidade de Misiones – Argentina). Ele mostrou a importância da ciência e da tecnologia para promover avanços na cadeia produtiva da erva-mate, apresentando as principais transferências dos últimos anos e o caminho que ainda deve ser percorrido. De acordo com o professor, houveram avanços nas áreas tecnológicas, com desenvolvimentos de novos processos e tecnologias de armazenamento e equipamentos, além do desenvolvimento de normativas e produtos. Um dos avanços destacados pelo professor também foi o controle da qualidade e o desenvolvimento de normas, no caso da Argentina. Entretanto, ele salienta que este é um aspecto que ainda deve ser aprimorado. Outras áreas também estão em pauta para avançar, como a melhora da eficiência energética, novos métodos de processamento, desenvolvimento de produtos para mercados diferentes e estudo genético.

Ainda pela manhã, aconteceu um Painel conduzido pelos professores Santiago Holowaty, da UNAM – Argentina, e José Roberto Delalibera Finzer, da UNIUBE, de Minas Gerais. O professor Santiago apresentou métodos alternativos de processamento de Erva-Mate, com base em seus estudos utilizando diferentes tipos de combustíveis e métodos de sapeco e secagem. Dentro os resultados, o professor diagnosticou que o processo de secagem influencia positivamente na qualidade de produto. Já o professor José Roberto falou sobre a fenomenologia na secagem de erva-mate, usando como referência sua experiência na área do café, sua especialidade, e suas pesquisas enquanto docente na URI. Ele também explicou um secador que foi desenvolvido em parceria com a professora Alice Valduga para secagem da erva-mate.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
Biblioteca
CEAPPI Superior
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco / Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Mensagem da Direção
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Pesquisa de Interesse
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Cadastro de Interesse
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2017 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil