Notícias - 16/05/2017
Congresso Sul-Americano discute ciência e tecnologia para avanços da Erva-Mate
885 exibições


A URI Erechim deu início, na manhã desta terça-feira, 16, ao VII Congresso Sul-Americano da Erva-Mate. O evento busca proporcionar aos integrantes da cadeia produtiva de erva-mate e pesquisadores dos países, e em especial do Mercosul, espaços de diálogo e trocas de experiências, divulgação de pesquisas, além de identificar e analisar as tendências e perspectivas da produção científica sobre a temática. O congresso também contempla o Terceiro Simpósio Internacional de Erva-Mate e Saúde e a Primeira Feira de Tecnologia na Indústria Ervateira. Os três projetos têm como temática: “integrando ciência e tecnologia para promover avanços na cadeia produtiva de erva-mate”.

A abertura aconteceu no Salão de Atos da Universidade e foi prestigiada por lideranças acadêmicas e civis, acadêmicos, professores, produtores e representantes da erva-mate da região. De acordo com a professora Alice Valduga, coordenadora do evento, as pesquisas de erva-mate vêm aumentando exponencialmente nos últimos anos. “Observamos costumes e hábitos dos nativos em duas décadas, nos interessamos em estudar o cultivo e o manejo, a contribuição química e formas de propagação, bem como processamento e possibilidades de novos produtos”, explicou.

Ainda, destacou que o atual cenário econômico também impulsiona discussões para avançar no conhecimento. “Usando a inteligência da melhor forma, verificamos que os momentos de crise são os mais propícios para o desenvolvimento da criatividade. Fazer evoluir a cadeia produtiva de erva-mate em momentos difíceis só é possível unindo forças pelo conhecimento. Os estudos fazem com que o mundo conheça a erva-mate e expande a possibilidade de atingir outros mercados”.

A relevância e o caráter internacional do evento também foram ressaltados pelo presidente da Câmara Setorial da Erva-Mate, Leandro Gheno, e pelo prefeito Luiz Francisco Schmidt. O Diretor-Geral da URI Erechim, Paulo José Sponchiado, salientou o envolvimento da URI no Congresso, lembrando a forte atuação na área da pesquisa científica sobre o tema.

A conferência de abertura foi ministrada pelo professor Miguel Schmalko, da UNAM (Universidade de Misiones – Argentina). Ele mostrou a importância da ciência e da tecnologia para promover avanços na cadeia produtiva da erva-mate, apresentando as principais transferências dos últimos anos e o caminho que ainda deve ser percorrido. De acordo com o professor, houveram avanços nas áreas tecnológicas, com desenvolvimentos de novos processos e tecnologias de armazenamento e equipamentos, além do desenvolvimento de normativas e produtos. Um dos avanços destacados pelo professor também foi o controle da qualidade e o desenvolvimento de normas, no caso da Argentina. Entretanto, ele salienta que este é um aspecto que ainda deve ser aprimorado. Outras áreas também estão em pauta para avançar, como a melhora da eficiência energética, novos métodos de processamento, desenvolvimento de produtos para mercados diferentes e estudo genético.

Ainda pela manhã, aconteceu um Painel conduzido pelos professores Santiago Holowaty, da UNAM – Argentina, e José Roberto Delalibera Finzer, da UNIUBE, de Minas Gerais. O professor Santiago apresentou métodos alternativos de processamento de Erva-Mate, com base em seus estudos utilizando diferentes tipos de combustíveis e métodos de sapeco e secagem. Dentro os resultados, o professor diagnosticou que o processo de secagem influencia positivamente na qualidade de produto. Já o professor José Roberto falou sobre a fenomenologia na secagem de erva-mate, usando como referência sua experiência na área do café, sua especialidade, e suas pesquisas enquanto docente na URI. Ele também explicou um secador que foi desenvolvido em parceria com a professora Alice Valduga para secagem da erva-mate.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
Biblioteca
CEAPPI Superior
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Carreiras
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Mensagem da Direção
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Pesquisa de Interesse
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Cadastro de Interesse
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2017 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil