Notícias - 18/04/2017
Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos promove III Encontro de Formação Continuada
261 exibições


O CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) com Seres Humanos da URI Erechim promoveu encontro com professores e alunos visando a formação continuada sobre as pesquisas com seres humanos.

O Comitê foi instituído em 2003 e está atrelado ao Ministério da Saúde por meio da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). A URI é signatária das resoluções emanadas do referido órgão. No momento, está em vigor a Resolução Nº 466, de 2012. Conforme prevê a Resolução, todos os projetos de pesquisa que envolvam de alguma forma a participação das pessoas devem ser encaminhados ao sistema CEP/CONEP, via Plataforma Brasil, um sistema informatizado nacional do Ministério da Saúde.

O coordenador do CEP, professor Claodomir Martinazzo, observou que o objetivo do encontro foi o de promover e reiterar junto aos professores pesquisadores e alunos, a compreensão da função e da forma de atuar do sistema CEP/CONEP. Entre os assuntos, foi discutida a Plataforma Brasil e o sistema de avaliação dos projetos no CEP. Ele expôs principalmente, auxiliado por membros do Comitê presentes na reunião, a metodologia de análise dos projetos de pesquisa. Sobre a análise dos projetos, ressaltou a importância da avaliação científica dos protocolos de pesquisa, pois, segundo ele, "no processo de avaliação realizada pelo CEP, além da avaliação ética, a avaliação metodológica é realizada de maneira minuciosa, observando se o problema de pesquisa é condizente com o título, com os objetivos e se a metodologia, com sua relação de instrumentos de pesquisa, é capaz de atingir os objetivos da pesquisa. Não seria ético aprovar um projeto que metodologicamente está incoerente”.

O professor Claodomir ressaltou ainda a importância da obtenção livre e esclarecida dos Termos de Consentimento, Assentimento e Autorização das Instituições (quando for o caso), uma vez que o papel principal do Comitê de Ética é o de defender os interesses do participante da pesquisa em sua integridade e dignidade e contribuir com o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. Expôs reiteradamente a importância do processo de obtenção do consentimento para a pesquisa.

Reiterou, ainda, a necessidade dos professores pesquisadores e alunos procurarem a coordenação do CEP para dirimir dúvidas sobre pareceres emitidos em que os apontamentos não são entendidos ou aceitos pelos proponentes. Segundo ele, esse é o “fórum” adequado para um bom entendimento entre o CEP e os pesquisadores.

O Comitê de Ética continuará promovendo encontros de formação anualmente. No segundo semestre, nos dias 18 e 19 de outubro, vai acontecer, concomitantemente ao XXIII Seminário Institucional de Iniciação Científica da URI, o XI Seminário de Formação Continuada dos Comitês de Ética em Pesquisa – CEPs, no Câmpus de Erechim, evento aberto ao público.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
Biblioteca
CEAPPI Superior
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Carreiras
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Mensagem da Direção
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Pesquisa de Interesse
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Cadastro de Interesse
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2017 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil