Institucional | Acessibilidade | Softwares | URI Câmpus de Erechim

DEFICIENTES VISUAIS

Liane TTS

O LianeTTS é um aplicativo (compilador) que analisa texto e o traduz em texto compilado no formato de difones (.pho) para processamento e síntese de voz pelo sistema mbrola (sintetizador de voz baseado na concatenação de difones). O LianeTTS é uma aplicação software livre, que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso destes computadores por deficientes visuais.
Pode ser acoplado a diversos programas para produzir a síntese de voz, seja através de um uso direto de suas rotinas, ou preferencialmente pelo uso do sistema Speech Dispatcher, que é uma camada de dispositivo independente para a síntese de voz que fornece uma interface de uso comum e fácil para ambas as aplicações clientes (programas que disponibilizam texto para a conversão) e softwares sintetizadores (programas que de fato são capazes de converter texto para fala).
Os arquivos abaixo disponíveis para download contem o arquivo de instalação e os manuais de utilização.
LianeTTS_Linux.tar.gz (ambiente Linux)
LianeTTS_Windows.zip (ambiente Windows)
Fonte: Portal do SERPRO

DosVox (gratuito)

O Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vem nos últimos anos se dedicando à criação de um sistema de computação destinado a atender aos deficientes visuais. O sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho.
O DOSVOX também convive bem com outros programas de acesso para deficientes visuais (como Virtual Vision, Jaws, Window Bridge, Window-Eyes, ampliadores de tela, etc) que porventura estejam instalados na máquina do usuário.
Rádio DosVoxGrade da semana
Downloads
UFRJ – DosVox 4.1 da UFRJ
UFRJ – Atualização do DosVoz 4.0 para 4.1
UFRJ – DosVox 4.1 Básico
Para maiores informações acesse a página: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/download.htm
Fonte: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/download.htm

NVDA (gratuito)

O “Non Visual Desktop Access” ou NVDA, foi registrado sob a licença GPL (sigla em Inglês para “LICENÇA PÚBLICA GERAL GNU”), de autoria da Fundação para o Software Livre e adotada pelos sistemas GNU/Linux e outros.
A tecla INS juntamente com a tecla N acessão ao menu para configurar o funcionamento do NVDA.

Donwload NVDA 2011.1.1
Download NVDA 2011.1.1 – Versão portátil

Fonte: Mundo Cegal, NVDA