O Curso

Quando se pensa nas razões para se fazer um curso de graduação em uma Universidade, alguns aspectos ganham relevância. Dentre eles, destaca-se a qualidade da formação oferecida, primando-se pelo conhecimento e experiência adquiridos com o curso. Outro fator fundamental é a convivência com colegas, professores, coordenadores, enfim, com todos que fazem parte do percurso acadêmico.

O Curso de Medicina está fundamentado em três eixos de formação: Técnico-Científico, Bases Humanistas da Medicina e Atenção Integral à Saúde Comunitária, que objetivam contribuir para a formação geral, humanista e reflexiva preconizada pela Diretrizes Curriculares Nacionais.
Visão abrangente e crítica, não somente dos processos de saúde-doença, mas do ser humano em sua totalidade, é o perfil profissional almejado, cujo aprendizado será orientado e supervisionado pelos docentes/tutores e preceptores do curso em todos os níveis de atenção à saúde.

Para contemplar o perfil profissional desejado, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) estabeleceu, em sua organização curricular, íntima articulação entre teoria e prática, de modo a proporcionar múltiplas experiências de aprendizagem.

As diferentes abordagens pedagógicas previstas valorizam a aplicação do conhecimento adquirido/construído em conjunto por corpo docente, discente e comunidade, fundamentando-se em uma aprendizagem generalista, problematizadora, crítica, reflexiva e criativa.

Os conteúdos e atividades educacionais previstos nos planos de ensino visam ao desenvolvimento de competências da prática médica voltadas para as áreas da atenção à saúde, gestão e educação em saúde – individual e coletiva –, atentando para ações de promoção da saúde e prevenção da doença, sem prejuízo do cuidado, da gestão, do tratamento específico e da autoaprendizagem.

O Curso de Medicina da URI Erechim – modalidade presencial e funcionamento integral – está estruturado em doze semestres letivos, sendo que os quatro últimos destinam-se a Internato Médico. A matriz curricular contempla 8.280 horas, acrescidas de 200 horas de atividades complementares, totalizando, assim, 8.480 horas em um mínimo de seis anos de integralização.

Atualmente a Universidade ocupa três áreas distintas: o Câmpus I, próximo ao acesso principal da cidade, em um terreno de 142.356,53 m²; o Câmpus II, com 508.000 m² de área, localizado junto a BR 331; e o URICEPP - Centro de Estágios e Práticas Profissionais, em um terreno de 1.800 m², a 400 metros do Câmpus I. Juntos, os três espaços totalizam uma área construída de 44.775,03 m².

Bolsas e Financiamentos*

Em termos de auxílio financeiro, os alunos da URI Erechim contam com vários benefícios, considerados como grande incentivo para a realização de estudos nos níveis de graduação, pós-graduação e até para a Escola de Educação Básica.

ProUni

Financiamentos

*As informações divulgadas podem sofrer alterações sem prévio aviso, pois estão vinculadas à legislação vigente e a editais públicos e da própria universidade.

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituiçães não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Para mais informaçães ou para saber, passo a passo, como fazer sua inscrição, acesse o site sisfiesportal.mec.gov.br