Bolsas e Financiamentos » Bolsas e Financiamentos » Bolsas e Descontos

ProUni - PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS 

O ProUni - Programa Universidade para Todos tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Foi criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005.

Dirigido aos estudantes que concluíram o Ensino Médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos, o ProUni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

As inscrições para participação no processo seletivo do ProUni serão efetuadas exclusivamente por meio eletrônico, mediante o preenchimento da ficha de inscrição disponível no endereço eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br/, que é o endereço do ProUni na Internet. A Legislação pertinente encontra-se no site, Portal http://siteprouni.mec.gov.br/.

Somente poderão se inscrever no processo seletivo do ProUni os brasileiros não portadores de diploma de curso superior que tenham participado do ENEM e que atendam a pelo menos uma das condições a seguir:

I - Tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
II - Tenham cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
III - Tenham cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral desta última instituição;
IV - Sejam portadores de deficiência;
V - Sejam professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Na inscrição, o candidato poderá optar pelos seguintes tipos de Bolsa:

I – Integrais, para brasileiros não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até 1 (um) salário mínimo e ½ (meio);
II – Parciais de 50% (cinquenta por cento) e de 25% (vinte e cinco por cento) do ProUni, para brasileiros não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até 3 (três) salários mínimos;
III – Complementares de 25% (vinte e cinco por cento), especificadas na Portaria Normativa MEC nº 1, de 31 de março de 2008, para brasileiros não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até 3 (três) salários mínimos.

Editais/Cursos:
 

PROGRAMA PRÓ-EDUCAÇÃO

O objetivo do Programa Pró-Educação é ampliar o acesso ao ensino da URI Erechim, tanto em educação básica quanto em graduação e pós-graduação, beneficiando estudantes com bolsas de estudo e descontos parciais, a fim de incentivar a inserção de alunos com mais de 50 anos, ou do mesmo grupo familiar, bem como a permanência de alunos na Instituição e, ainda, alunos desta ou de outras instituições interessados em cursar licenciaturas, conforme critérios estabelecidos no regulamento completo e em editais a serem publicados nos momentos oportunos. Veja, a seguir, algumas informações sobre os benefícios.

Senioridade

Serão oferecidos descontos a alunos com idade igual ou superior a 50 anos, exclusivamente para cursarem graduação, sendo que a faixa etária de 50 a 59 anos terá um desconto de 10% sobre o valor bruto da mensalidade; já a faixa etária igual ou superior a 60 anos, terá desconto de 20% sobre o valor bruto da mensalidade. A possibilidade de concessão desses descontos será ofertada a calouros e veteranos matriculados na URI Erechim.

Grupo Familiar

A possibilidade de descontos em ensino ao grupo familiar será ofertada tanto em educação básica quanto na graduação e pós-graduação da URI Erechim. Funciona assim: a partir do segundo integrante da mesma família que ingressar em um dos níveis de ensino citados, será oferecido desconto de 10% sobre o valor bruto da mensalidade; conforme condições estabelecidas no edital.

Permanência

Os descontos relacionados à permanência visam a incentivar os alunos a continuar seus estudos na URI Erechim, e serão concedidos para os alunos ingressantes a partir do ano de 2011. Funcionará da seguinte forma (todos os descontos incidirão sobre o valor bruto da mensalidade): desconto de 10% para os alunos de Ensino Médio que concluírem seus estudos na Escola de Educação Básica da URI Erechim e cursarem a sua graduação neste Campus; desconto de 10% no segundo curso de graduação realizado na URI Erechim; desconto de 10% para os alunos que, tendo cursado a graduação na URI Erechim, permanecerem nesta Universidade para realização de sua pós-graduação; e desconto de 10% para os alunos que, tendo cursado pós-graduação na URI Erechim, cursarem outras especializações.

Pró-Licenciatura

As bolsas de estudo Pró-Licenciatura visam a incentivar a inclusão de alunos calouros que ingressarem, a partir do ano de 2011, nos cursos de licenciatura da URI Erechim. Veja, a seguir, quais são as opções de cursos:

• Ciências Biológicas - Licenciatura
• Educação Física - Licenciatura
• Geografia
• História
• Letras
• Matemática
• Pedagogia

Os benefícios que poderão ser concedidos são os seguintes:

- 30% de desconto sobre o valor da mensalidade para os alunos aprovados no vestibular, em um dos cursos de licenciatura, e cuja renda per capita do grupo familiar seja de até 3 salários mínimos;

Dentre os fatores que condicionarão a concessão da bolsa Pró-Educação, estão a comprovação dos rendimentos familiares e a participação, pelo aluno solicitante, no Enem (para participação no processo seletivo de vagas do ProUni).

Para mais informações, acesse aqui o Edital e o Regulamento para o "Programa Pró-Educação 2011/01", ou entre em contato com o Centro de Atendimento Acadêmico da URI Erechim, pelo fone 3520-9000 ramal 9031.


PROGRAMA DE BOLSAS PARA A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

O objetivo do Programa de Bolsas para a Escola de Educação Básica é conceder bolsas de estudo integrais (100%) na forma de gratuidade para as anuidades da Educação Infantil, do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio das Escolas de Educação Básica da URI, aprovadas pela Comissão de Bolsas em todas as etapas do processo seletivo, nos prazos previstos em edital.

Editais e listas:
- Edital 001/2017
- Candidatos Pré-Selecionados (divulgação em 12/04/2017)
- Candidatos Pré-Selecionados Após Recursos (divulgação em 19/04/2017)
- Seleção Final - Lista de Classificados (divulgação em 05/05/2017)

 


PEBE-URI 

O objetivo do Programa Especial de Bolsas de Estudo da URI Erechim (PEBE) é conceder bolsas de estudo a alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação da URI Erechim, com insuficiência de recursos financeiros próprios, familiares ou de terceiros, conforme critérios estabelecidos.

As bolsas de estudo, oferecidas por meio de Edital e Regulamento, são condicionadas ao processo seletivo, sendo, ainda, parciais e distribuídas em conformidade com o grau de carência do aluno beneficiado, de acordo com os critérios estabelecidos no Regulamento.

O número de bolsas de estudo oferecidas neste programa depende do montante existente para seu custeio e é definido através de Edital. O Programa está aberto a todos os acadêmicos da URI Erechim, matriculados em quaisquer dos cursos de Graduação, ficando restrito a 01 (um) componente por grupo familiar.

Para se inscrever, os candidatos deverão considerar os aspectos indicados a seguir:

- Preenchimento da Ficha de Inscrição que estará disponível no Sistema de Informações Escolares (SIESC) e imprimir em duas vias;
- A omissão de informações na ficha de inscrição desclassificará automaticamente o candidato;
- Somente serão consideradas válidas as inscrições confirmadas pelo Setor de Apoio ao Estudante (SAE), através de protocolo do mesmo;
- Ficam excluídos do programa os professores e funcionários que tenham vínculo empregatício com a URI, bem como seus filhos, dependentes, cônjuges ou companheiros (as), desde que tenham sido beneficiados com os descontos oficiais da Instituição referente a acordo coletivo.

É vedada, aos componentes da comissão, a inscrição no Programa de Bolsas de Estudo do Regulamento vigente.

São condições para concorrer à concessão de Bolsa de Estudo:

I – Ser aluno da URI Erechim, regularmente matriculado nos cursos de Graduação;
II – Ser carente de recursos financeiros próprios, familiares ou de terceiros, tendo rendimento bruto familiar per capita limitado a um valor que será chamado de ponto de corte, sendo tal valor definido em Edital;
III – Não ter concluído nenhum curso superior;
IV – Estar matriculado em, no mínimo, 12 créditos no semestre em curso. A Bolsa será concedida por prazo determinado, conforme termo a ser firmado, sendo que, para alunos matriculados nos cursos de Graduação, a permanência será até a conclusão do curso, respeitando o prazo de integralização máxima, conforme determina o Manual Acadêmico.

Após o término do período de concessão máxima da bolsa, o aluno não poderá se inscrever novamente no programa para se submeter a um novo processo seletivo.

Relatórios, Editais e Regulamentos

Relatório de Resultados Finais

Editais e Regulamentos

Edital 2008
  1º semestre - Formato .PDF (160KB)
  2º semestre - Formato .PDF (160KB)
Edital 2007
  1º semestre - Formato .PDF (138KB)
  2º semestre - Formato .PDF (141KB)
Edital 2006
  1º semestre - Formato .PDF (144KB)
  2º semestre - Formato .PDF (143KB)
Edital 2005
  1º semestre - Formato .PDF (160KB)
Edital 2004
  1º semestre - Formato .PDF (143KB)
  2º semestre - Formato .PDF (413KB)

AVISO IMPORTANTE: As informações aqui divulgadas podem sofrer alterações sem prévio aviso, pois estão vinculadas a editais públicos e da própria universidade.


AULA DO MESTRADO EM ECOLOGIA
Local: Sala 3.17 - Prédio 3
Horário: 07h30min

MESTRADO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Local: Sala 3.21 - Prédio 3
Horário: 08h

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO
Local: Sala 4.301 - Prédio 4
Horário: 08h

FÓRUM REGIONAL DE TURISMO
Local: Anfiteatro - Prédio 3
Horário: 14h

PATINAÇÃO - ENSAIO
Local: Salão de Eventos - Prédio 5
Horário: 19h

CURSO DE AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL 2017
Local: Sala 7.219 - Prédio 7
Horário: 19h15min

40ª SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E LETRAS
Local: Sala 4.400 - Prédio 4
Horário: 19h30min

23
Junho
Próximos dias Dias anteriores
Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
Biblioteca
CEAPPI Superior
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Carreiras
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Mensagem da Direção
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Pesquisa de Interesse
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Cadastro de Interesse
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2017 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil