POLÍTICA DE PRIVACIDADE | CONTRASTE NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 13/09/2019
Ciências Biológicas promove formação sobre agroecologia no Haidée
382 exibições


O Curso de Ciências Biológicas da URI desenvolveu na quinta-feira, 12, atividades sobre hortas urbanas agroecológicas com os estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio do Colégio Estadual Haydée Tedesco Reali, de Erechim. A Escola está participando do projeto-piloto de implementação do Novo Ensino Médio na região e as atividades estão vinculadas ao Projeto de Hortas Urbanas, que está sendo desenvolvido pelos professores da área de Ciências da Natureza.

O trabalho iniciou com a realização de uma palestra com a professora Sônia Zakrzevski e, em seguida, os estudantes, em grupos, participaram de um circuito de sete oficinas: plantas alimentícias não convencionais – PANC; compostagem doméstica: uma alternativa para a destinação de resíduos orgânicos; minhocultura; biofertilizantes; bioinseticidas; alelopatia - plantas companheiras; e microrganismos eficientes. No final, produziram pequenos documentários sobre as aprendizagens realizadas, com o intuito de socializar o conhecimento construído.

Segundo Liane Lewinski, acadêmica do Curso de Ciências Biológicas e integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do MEC, “o trabalho busca fortalecer o protagonismo juvenil, por meio da produção de alimentos saudáveis, em hortas urbanas”. E acrescenta: “Cada vez mais precisamos valorizar a produção de alimentos em sistemas que promovam o uso sustentável dos recursos naturais, que não façam uso de contaminantes, que protejam a biodiversidade e que respeitem e aperfeiçoem os saberes e formas de produção tradicionais”.

Andrieli Sadovski Majewski, também estudante do Curso e Bolsista de Pesquisa CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) do Laboratório de Educação Ambiental, afirma que “é de grande importância estimular as famílias ao cultivo doméstico de alimentos orgânicos. Uma horta, mesmo que pequena, no pátio das casas ou em vasos pendurados em muros ou apoiados em sacadas, garante, a baixo custo, quantidade razoável de alimentos in natura, seguros, nutritivos e muito saborosos”.

O grupo que desenvolveu o trabalho compreende que quanto mais pessoas buscarem por alimentos orgânicos maior será o apoio que os produtores da agroecologia familiar receberão e mais próximos estaremos de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável.



Principal
Eventos
Extensão
Graduação
MuRAU
Vestibular
Serviços
Biblioteca
CEAPPI Superior
Central de Análises
Centro de Atendimento Acadêmico
CEP - Comitê de Ética em Pesquisa
CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Formaturas
Núcleo de Acessibilidade
Núcleo de Formação de Docentes
Ouvidoria
RM Portal
URI Carreiras
URI Eventos e Certificados
Webmail
Institucional
Acessibilidade
Avaliação Institucional
Cultura e Esporte
Entidade Filantrópica
Expressão Universitária
Notícias do Câmpus
Prestação de Serviços
Reitoria
Sustentabilidade
Trabalhe Conosco
Estrutura
Administrativa
Câmpus I
Câmpus II
Física
URICEPP
Escola
Downloads e Informativos
Fale com a Escola
Notícias da Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Pós-Graduação
Alguns Diferenciais
Inscrições Abertas
Interesse em Curso
Mestrado e Doutorado
Principal
Pesquisa
CEP - Comitê de Ética em Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2019 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil