NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 14/06/2019
Residentes pedagógicos e alunos de Biologia realizam atividades no Parque Teixeira Soares
169 exibições


Acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado da URI, juntamente com a equipe da Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura, planejaram e desenvolveram uma intervenção com os estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Mantovani, de Erechim. O trabalho teve por objetivo refletir sobre a importância das Unidades de Conservação (UC) na preservação da biodiversidade brasileira e sobre as características das UC situadas no Norte do Estado.

Uma das atividades foi realizada junto ao Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares, localizado no município de Marcelino Ramos. O Parque pertence ao domínio da Mata Atlântica e apresenta uma formação Florestal Estacional Decidual (Floresta do Rio Uruguai). Ele foi criado oficialmente em 2008 como uma medida compensatória ambiental do processo de licenciamento da UHE Itá.

Seu nome da UC presta homenagem ao engenheiro carioca João Teixeira Soares, quem primeiro propôs ao governo federal a implantação de uma ferrovia colonizadora entre Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e Itararé, em São Paulo, e também ao nome popular da formação florestal típica que cobria originalmente toda a região do Alto Rio Uruguai.

Segundo a professora Sônia Balvedi Zakrzevski, o Parque Teixeira Soares é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e atendendo à Legislação têm por objetivo a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Os estudantes, organizados em oito grupos, participaram de atividades de interpretação da natureza (quatro trilhas interpretativas diferentes, sendo uma deles, com vendas) e de oficinas diversas (História do Parque, Árvores Nativas da Floresta do Rio Uruguai, Araucária, Abelhas Nativas, A Biodiversidade no Rio, Serpentes da região, Estágios sucessionais de uma Formação Florestal). A atividade também contemplou rodas de conversa, brincadeiras e almoço coletivo.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais
Biblioteca
CEAPPI Superior
Núcleo de Acessibilidade
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Webmail
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Entidade Filantrópica
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
Fale com a Escola
Pós-Graduação
Principal
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Interesse em Curso
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2019 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil