POLÍTICA DE PRIVACIDADE | CONTRASTE NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 16/04/2019
Educação Física Bacharelado realiza o IV Colóquio sobre Esporte e Mídia
540 exibições


O Curso de Educação Física Bacharelado da URI Erechim realizou nesta segunda-feira, 15, no Anfiteatro, o segundo momento do IV Colóquio sobre Esporte e Mídia. A atividade é parte da programação da disciplina de Esporte e Mídia, ministrada pelo professor José Luis “Nino” Dalla Costa.

Foram convidados atletas ligados ao esporte amador, profissional e olímpico: Allan Barreto dos Santos (Allan), do Clube Esportivo e Recreativo Atlântico e da Seleção Brasileira de futsal; Henrique Schwarzer, do Ypiranga Futebol Clube; Jane Carla Andreolla e Valquíria Dorigoni, da Associação Ciclística Pé no Pedal; e Emanuel João Munaretto, da modalidade Fossa Olímpica Masculino (prova olímpica de tiro desportivo).

O evento foi destinado aos calouros do Curso e tratou das relações entre o esporte, a mídia e do esporte difundidas pelos meios de comunicação. Uma das temáticas abordadas no Colóquio foi o das redes sociais. Conforme pesquisa da “Global Digital 2019”, que apresenta insights e tendências sobre o uso das redes sociais no Brasil e no mundo, “a rede social favorita entre os brasileiros é o YouTube (95%), seguido pelo Facebook (90%) e WhatsApp (89%). Já a liderança no cenário global é ocupada pelo Facebook, com 2,27 bilhões de usuários ativos. Em segundo e terceiro lugares estão, respectivamente, o YouTube (1,900 milhões) e o WhatsApp (1.500 milhões).

Para o jogador de futsal Allan, “as redes sociais são muito importantes visando ampliar a comunicação e o relacionamento entre clube e torcedores. Dentre as redes sociais, os clubes utilizam o Facebook, Twitter, Instagram e Youtube como forma de divulgação do cotidiano dos atletas e clubes, com mensagens que vão de informações a promoções.”

O jogador Henrique comentou que “a abertura de novas redes sociais potencializou ainda mais o mercado e a capacidade de divulgação das imagens dos atletas, dos patrocinadores e ações promocionais. Devemos utilizar (atletas profissionais) as redes sociais, para narrar aspectos do desempenho e da profissão.

A ciclista Valquíria destacou: “o presente e o futuro que as redes sociais estão tendo e terão na divulgação de informações, colaborando com o desenvolvimento de diversas modalidades esportivas, na construção da imagem dos atletas e demais participantes da atividade física em suas mais diversas vertentes e modalidades”.

A também ciclista Jane ressalta os diferentes benefícios para a utilização do uso da bicicleta: “uma população mais saudável e a diminuição da poluição. Outro fator interessante é a questão da segurança. Um estudo feito na Universidade do Colorado, em Denver, Estados Unidos, afirma que o aumento de bicicletas nas estradas reduz o número de acidentes de trânsito e ainda torna o tráfego mais seguro. Estes benefícios poderiam ser cada vez mais divulgados pela mídia”.

Outro destaque do Colóquio foi a participação do atleta olímpico Emanuel Munaretto, integrante do Programa de Atletas de Alto Rendimento da Comissão de Desportos do Exército e do Time Brasil. “O Comitê Olímpico do Brasil (COB) objetiva criar uma relação cada vez mais próxima entre os atletas nacionais e a torcida brasileira. Para isso, quer usar cada vez mais o mundo digital, as redes sociais e as possibilidades do streaming. O escolhido da vez foi o serviço de streaming de música Spotify. O Time Brasil, marca criada pela entidade para representar os atletas, lançou em janeiro deste ano, uma playlist no Spotify. Dessa forma, os fãs podem ouvir as músicas que mais fazem a cabeça de grandes nomes do esporte nacional”.

Para o Professor Nino, a mídia também é responsável pelo significado social atribuído ao esporte. Por meio das redes sociais a divulgação das interfaces do esporte ligadas aos conceitos de saúde, bem-estar, educação e inclusão social poderiam estar sendo ampliadas, pois 140 milhões de brasileiros estão nas redes sociais, o que representa 66% da população nacional.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais
Biblioteca
CEAPPI Superior
Núcleo de Acessibilidade
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Webmail
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Entidade Filantrópica
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
Fale com a Escola
Pós-Graduação
Principal
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Interesse em Curso
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2019 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil