NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 15/04/2019
Ciências Biológicas desenvolve Residência Pedagógica
335 exibições


O Curso de Ciências Biológicas da URI oportuniza aos estudantes que estão na segunda metade do Curso, a participação no Programa de Residência Pedagógica. O Programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio).

Segundo a professora Sônia Zakrzevski, a URI foi selecionada para a Residência Pedagógica por meio de Edital Público Nacional da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O Programa é desenvolvido em regime de colaboração com a Secretaria Estadual de Educação. A equipe da Biologia da URI vem atuando junto ao Colégio Estadual Professor Mantovani de Erechim.

Estão envolvidos no Residência oito estudantes do Curso de Ciências Biológicas, uma professora orientadora e uma professora preceptora da Escola, com formação e experiência no componente curricular de Biologia. Os estudantes recebem uma bolsa mensal, com duração de 18 meses, para a participação nas atividades.

O Programa foi elaborado e organizado com base em estudo prévio e à posteriori sobre as expectativas e necessidades da Escola, tanto do ponto de vista dos dirigentes quanto dos profissionais do magistério, visando aproximar interesses, metodologias, didáticas e apoio técnico-profissional.

Segundo Dienifer Calgarotto e Magda Roman Jarozeski, bolsistas do Programa de Residência desde agosto de 2018, “a Residência Pedagógica possibilita um bom conhecimento do contexto escolar, além de experimentar técnicas de ensino, didáticas e metodologias por meio da regência da sala de aula. Também é importante para vivenciar os processos de gestão do sistema de ensino, da escola e da sala de aula, entre outros”, explicam.

Durante a avaliação dos primeiros seis meses de implementação do Programa, o professor Roberto Bagatini, Diretor do Colégio Estadual Professor Mantovani, destacou que “a presença dos residentes no ambiente escolar proporciona a aproximação da Escola com as novas metodologias e práticas desenvolvidas pela Universidade e fortalece o compromisso com a busca da qualidade na Educação Pública”.

Segundo a professora Roberta Malinowski Maia, formada pelo Curso de Ciências Biológicas da URI e preceptora dos residentes junto à Escola, “o incentivo, a valorização e o aprimoramento da formação docente sempre foi e continuará sendo um dos desafios encontrados dentro da contexto da educação básica em qualquer instituição de ensino. É muito gratificante ter a oportunidade de fazer parte de um programa que busca oportunizar a participação, colaboração e criação de novas experiências metodológicas, tecnológicas e de práticas docentes inovadoras em nosso Colégio e em nosso desenvolvimento profissional, principalmente quando foca no estudante que está se preparando para a profissão”. E acrescenta: “Abrir espaço para trocas, vivências e, principalmente, para a formação integrada dos estudantes e dos professores, no contexto atual, é imprescindível. Não apenas para enriquecer com novas experiências pedagógicas no meio escolar, mas também para fomentar uma formação protagonista mútua entre estudantes, professores e futuros educadores. Neste sentido, o envolvimento dos discentes residentes no contexto escolar está contribuindo de maneira ímpar para compreensão e mudança de perspectiva quanto às demandas que serão geradas pela nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC”.

O Programa Residência Pedagógica é uma das atividades desenvolvidas pelo Curso de Ciências Biológicas da URI. Os futuros acadêmicos que podem ingressar via vestibular de verão terão a possibilidade de envolver-se nesse Programa, no PIBID Biologia, em projetos de Pesquisa e Extensão, contando com auxílio financeiro, na forma de bolsas.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais
Biblioteca
CEAPPI Superior
Núcleo de Acessibilidade
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Webmail
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Entidade Filantrópica
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
Fale com a Escola
Pós-Graduação
Principal
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Interesse em Curso
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2019 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil