POLÍTICA DE PRIVACIDADE | CONTRASTE NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 02/04/2019
Acadêmicos de Enfermagem e Medicina são desafiados a apresentar soluções na área da saúde
459 exibições


Acadêmicos dos Cursos de Enfermagem e Medicina da URI participaram de encontros para analisar estudos de caso. A atividade de Enfermagem fez parte da disciplina de Saúde Coletiva 4, e de Medicina foi dentro da disciplina de Promoção e Prevenção à Saúde I, ambas ministradas pelo professor Samuel Romero.

Nas duas atividades, realizadas na sexta-feira, 29 de março, os acadêmicos foram desafiados a apresentar soluções baseadas em fatos reais. O objetivo foi refletir sobre a atuação dos profissionais no contexto epidemiológico, biopsicossocial, demográfico e social das populações em assistência, principalmente na atenção primária à saúde.

Os alunos conheceram as problemáticas oriundas dos casos sociais há duas semanas e para desenvolverem suas construções deveriam proporcionar conteúdos de resolubilidade, a partir de seus conhecimentos, sem utilizarem, no entanto, o recurso da fala no momento da apresentação.

No período de organização participaram de uma simulação de reunião de equipe nos espaços da biblioteca da Universidade, predizendo a necessidade das trocas e discussões para a compreensão e entendimentos das estórias associadas aos casos apresentados. Nesta oportunidade, deveriam enaltecer as estratégias não verbais, de comportamento social e visualização de outras competências e habilidades, relacionadas à cognição e tecnologias virtuais/digitais.

Na disciplina de Saúde Coletiva 4 do Curso de Enfermagem, os alunos foram divididos em três grupos e as apresentações seguiram propostas que valorizaram os atributos e funções da atenção primária à saúde, delineando o papel do enfermeiro nas intervenções e ações coletivas, entendendo a importância da interdisciplinaridade e intersetorialidade para conduzir as experiências.

Enquanto isso, a turma 2018 do Curso de Medicina, apresentou cinco propostas resolutivas, intervindo nas problemáticas sociais, norteando, ainda, possibilidades clínicas e identificação de lacunas em processos de trabalho e modelos gestores atuais. As apresentações balizaram conteúdos que fossem concordantes com os princípios da medicina comunitária, bem como, com os atributos e funções da atenção primária à saúde, dentre outros conhecimentos relacionados à gestão do Sistema Único de Saúde e suas abrangências.

No entendimento do professor Samuel, as experiências foram valorativas e alcançaram os objetivos, promovendo a autonomia dos discentes em situações-problema que caracterizam as práticas contemporâneas. Ainda, ao se pensar no método dos estudos de caso existe a condição de que o foco está centrado nos estudantes e em seus conhecimentos e não nos professores. Estes são facilitadores da apreensão do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais
Biblioteca
CEAPPI Superior
Núcleo de Acessibilidade
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Webmail
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Entidade Filantrópica
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
Fale com a Escola
Pós-Graduação
Principal
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Interesse em Curso
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2019 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil